São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Encanto quebrado

AUSTIN - A reportagem de Andrei Meireles e de Gustavo Krieger na revista "Época" representa a quebra do encanto do PT federal. A plataforma de Lula era fazer o "governo da mudança". Agora surgem indícios contundentes de que um assessor que despacha dentro do Palácio do Planalto coletou dinheiro de maneira ilegal, do jogo do bicho, para campanhas petistas. O alto funcionário é Waldomiro Diniz. O nome é irrelevante. É um desconhecido do público. O que importa é a quem ele servia. O PT o demitiu. Tenta circunscrever o problema ao funcionário. Não vai dar certo. Waldomiro foi, desde o primeiro dia do governo Lula, o assessor mais próximo do ministro José Dirceu. Fazia apenas o que o "comandante" ordenava. Antes de estar no governo, Waldomiro participou pessoalmente de quase todas as reuniões e negociações comandadas pelo hoje chefe da Casa Civil para montar o governo Lula em 2002 -o ano em que se envolveu com o jogo do bicho, segundo a reportagem de "Época". É possível que o ministro José Dirceu não soubesse da atuação de Waldomiro? O que deve acontecer com Dirceu? Há duas hipóteses: 1) se não sabia o que Waldomiro fazia, Dirceu é um parvo. Deve ser demitido por incompetência; 2) se sabia, pior ainda. Deve ser demitido por Lula e cassado pela Câmara dos Deputados -Dirceu é deputado federal pelo PT paulista. É evidente que Lula conseguirá abafar o caso. Tem ampla base de apoio no Congresso. Em 1997, FHC enterrou a CPI da compra de votos da reeleição na base da fisiologia -deu dois ministérios ao PMDB. Lula é previdente e mais cauteloso: deu os cargos antes da crise.

 

Escrevo de Austin, Texas, nos EUA, onde participo de um fórum de jornalismo. Até daqui é possível sentir o calor desse escândalo que deixa o PT mais parecido com o simulacro que a sigla já se tornou há tempos.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Rumo ao estelionato
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A fama e a cama
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.