São Paulo, terça-feira, 14 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Violência e eleições

MADRI - Quando o deputado José Genoino (SP), virtual candidato do PT ao governo de São Paulo, usou o bordão "a Rota na rua", quase foi enforcado em praça pública por um punhado de gente.
A bem da verdade, eu também teria entrado no coro se não estivesse em algum trabalho no exterior que me desviou a atenção.
Por isso peço desculpas agora a Genoino pelas críticas que só não fiz por motivos alheios à minha vontade. Violência e criminalidade são assuntos que entraram na agenda político-eleitoral em toda a Europa, apesar de se tratar de um continente comparativamente mais tranquilo.
Tanto é assim que Anthony Giddens, o sociólogo britânico que hoje dirige a badalada London School of Economics e foi o guru da chamada "terceira via", defende a tese de que "temas como a competitividade econômica, a imigração e o crime, tradicionais da direita, devem ser arrebatados com êxito pela esquerda" para que esta volte a ganhar (nas eleições européias dos últimos dois anos, só deu direita, à exceção do próprio Reino Unido, em que Tony Blair foi reeleito). Giddens falou no domingo ao jornal espanhol "El País".
Voltemos ao Brasil e deixemos de lado a "competitividade econômica", não por desimportante, mas porque faz parte de outra história.
Fiquemos no crime. Na Europa, o aumento da violência está associado aos imigrantes -pelo menos na cabeça dos autóctones. A associação pode ser injusta, mas existe e pesa eleitoralmente. Se a esquerda quiser e puder, que desmonte a associação, mas não se esconda dela.
No Brasil, a associação não é exatamente crime/imigrante, mas crime/ negro, crime/nordestino (neste último caso, no centro-sul, como é óbvio). De novo, pode-se discutir e desmontar a associação. Só não se pode fugir dela.
"Rota na rua", se se tomar como sinônimo de mais violência policial, certamente não é resposta. Mas a esquerda tem de oferecer algumas respostas se quiser ser eleitoralmente competitiva.


Texto Anterior: Editoriais: EMBARGO IDEOLÓGICO

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Leite derramado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.