São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Farinha estadual, igual à federal

SÃO PAULO - Mário Covas ainda era governador de São Paulo quando surgiram as primeiras suspeitas de irregularidades na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). Saiu Covas, entrou Geraldo Alckmin, do mesmo partido, o PSDB, como se sabe. Saiu Alckmin, entrou José Serra, também do PSDB.
E a CDHU continua no noticiário político, que, como também se sabe, deixou de ser político há muito tempo para virar policial. Só tem trambiques, federal, estaduais, municipais, nas estatais, no Judiciário, no Legislativo (esqueci alguém ou alguma instituição na lista?). Vale para o PSDB a crítica que se faz ao governo Lula: se tivesse se empenhado em investigar os primeiros indícios, talvez a CDHU voltasse a ser notícia apenas no noticiário sobre a cidade.
Além de não investigar ou investigar molemente, os governos do PSDB empenham-se, como o governo Lula, em evitar CPIs, com manobras que Renan Calheiros certamente invejaria, pelo grau de cinismo e desfaçatez com que são praticadas.
Só têm sido mais eficientes talvez porque a principal oposição estadual perdeu a autoridade moral ao praticar, no plano federal, tudo o que critica no Estado. Mas vale o inverso: que autoridade tem o PSDB - e, de quebra, o ex-PFL, agora DEM- para reclamar do que acontece no plano federal, se seu comportamento em casa não está sendo diferente?
Tudo somado, comprova-se mais uma vez o que já cansei de escrever aqui: o mundo político tornou-se um planeta à parte, que gira em torno de seus próprios interesses, entre eles o de esconder seus podres. Pior: não sobrou ninguém, depois da degradação petista, para servir de grilo falante. Ah, tem o PSOL, mas são poucos e carimbados de "radicais", como se ser radical impedisse alguém de denunciar a corrupção.

crossi@uol.com.br


Texto Anterior: Editoriais: Um plano para o pedágio

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Depende das ruas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.