São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS MOTA

Manifesto do Partido Criminoso

SÃO PAULO- O seqüestro de um repórter e um técnico da TV Globo, no sábado, é a etapa mais recente da rápida evolução da facção PCC rumo ao terror. Os bandidos conseguiram que a emissora transmitisse para todo o território paulista um manifesto contra o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), a norma que permite isolar os chefes da organização nos presídios.
Um bacharelismo degradado, absorvido em cursos de direito de terceira e pelo autodidatismo encarcerado, embala o texto dito por um homem de capuz. O RDD, afirma, "agride o primado da ressocialização do sentenciado, vigente na consciência mundial desde o Ilusionismo" (...). Quis dizer Iluminismo, penso eu, mas isso pouco importa.
Esse discurso é só pretexto. Enverniza o que é relevante no episódio: uma nova técnica de disseminar o medo foi desenvolvida pelos criminosos. Seqüestrar jornalistas (e estrangeiros em geral) e transmitir em vídeo perorações rudimentares contra o "Ocidente" e ultimatos para as nações dos cativos retirarem tropas do Iraque foi um "modismo" -no termo do governador Cláudio Lembo- que teve seu pico há uns dois anos no Oriente Médio.
Pode até não ser condizente com o interesse original da quadrilha paulista -vida mansa aos líderes presos- a adoção de práticas ainda mais mortíferas e destruidoras daqui para a frente. Faz algum tempo, entretanto, que o PCC rompeu fronteiras e invadiu a esfera do terror. Age cada vez mais constrangido pelo espírito de inovar, de surpreender, para que sua capacidade de assustar os cidadãos e acuar as autoridades se mantenha.
O plano frustrado pela polícia britânica na quinta-feira é mais uma prova de que, em matéria de terrorismo, não há limites para a inventividade. O que não dá para aceitar é que esteja em presídios, cujo controle é tarefa básica do poder público, a origem da ameaça que paira sobre São Paulo. É como a história da jabuticaba -terror comandado das celas, só no Brasil.


Texto Anterior: Editoriais: Ocultações perigosas

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: "A luta é nós e vocês"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.