São Paulo, segunda-feira, 14 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALCKMIN CONTRA GENOINO

A primeira pesquisa Datafolha de intenção de voto para o governo do Estado de São Paulo no segundo turno mostra Geraldo Alckmin (PSDB) com uma vantagem de dez pontos sobre o petista José Genoino. Considerando apenas os votos válidos, Alckmin tem a preferência de 55% dos eleitores paulistas contra 45% do adversário.
Aparentemente, os que votaram em Paulo Maluf (21,38%) no primeiro turno não migraram em peso para nenhuma das duas candidaturas que restaram, fazendo com que se mantivesse praticamente inalterada a diferença de dez pontos que separou Alckmin de Genoino no primeiro escrutínio.
Embora o tucano desponte como favorito, a situação para Genoino não parece irreversível. O petista tem a seu favor o fato de ter crescido entre as duas últimas pesquisas. No sábado, dia 5, a simulação de segundo turno dava 55% para Geraldo Alckmin (votos totais) e 35% para José Genoino. Agora, o tucano aparece com 50%, contra 42% do petista.
Nesse cenário, ganha especial importância a propaganda eleitoral gratuita. A partir de hoje, com o reinício da campanha no rádio e na TV, ambos os candidatos terão direito a igual tempo: duas aparições diárias de dez minutos.
A forte liderança de Luiz Inácio Lula da Silva no plano federal deve levar Genoino a orientar a campanha para tentar colar mais sua imagem à do colega petista. Alckmin, por sua vez, tem uma vantagem consistente que, se bem administrada, é suficiente para conceder-lhe mais um mandato como governador de São Paulo.
Ainda restam duas semanas de campanha pela frente e, ao que tudo indica, elas serão bastante intensas.



Texto Anterior: Editoriais: RUMOS DO AJUSTE
Próximo Texto: Editoriais: ECONOMIA NA CABEÇA


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.