UOL




São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIME OCULTO

Não é novidade que nem todo mundo comunica à polícia os crimes de que é vítima. Para que a segurança pública possa aprimorar-se, é fundamental estimar o tamanho da subnotificação e determinar suas causas. É nisso que reside o interesse de uma pesquisa do Instituto Futuro Brasil que deve ser divulgada hoje. Como antecipou o jornal "Valor", um de cada cinco habitantes de São Paulo foi vítima de roubo, furto e/ou agressão física nos últimos 12 meses, mas apenas 32% deles registraram um boletim de ocorrência na polícia.
Como era esperado, as taxas de comunicação variam de acordo com o crime. Furtos e roubos de veículo mostram os melhores índices (92%), enquanto a agressão física registra o pior (21%). O boletim de ocorrência é necessário para recuperar o veículo ou receber a indenização da seguradora. Já a agressão é muitas vezes cometida por conhecidos da vítima, com os quais ela possivelmente continuará em contato depois que os policiais forem embora.
A principal razão citada para justificar a não-comunicação de crimes é a falta de confiança na polícia. Registre-se que o problema não está no atendimento. Das vítimas que procuraram a polícia, 79% receberam um tratamento igual ou superior ao esperado. O fato que gera a desconfiança é, portanto, anterior.
Uma boa pista está no comportamento truculento da própria polícia. De acordo com a pesquisa, 22% dos paulistanos foram abordados por policiais nos últimos 12 meses. E não se pode afirmar que o contato tenha servido para melhorar a imagem da polícia: 17% foram revistados, 6% declararam ter sido desrespeitados, 3%, ameaçados e 2% ter sofrido agressão física ou maus-tratos.
Para que a polícia possa enfrentar em melhores condições o crime, precisa contar com o respeito da população. Esse é um processo complexo, que depende de vários fatores. Mas alguns deles são simples, como tratar as pessoas abordadas com civilidade e sem preconceito.


Texto Anterior: Editoriais: O DESAFIO É INVESTIR
Próximo Texto: Editoriais: O PAÍS DA FAVELA

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.