São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Desabamento em SP
"Nunca antes neste país se viu tamanho descaso com as normas, sobretudo as técnicas e as legais. Afirmar que trabalhos de engenharia estão à mercê do imponderável é afirmar que nem todas as ponderações possíveis foram ou são devidamente realizadas. É, assim, retornar à idade das trevas, na qual bom senso, conhecimento científico e técnica davam lugar a crendices e dogmas. O Instituto de Engenharia de São Paulo deveria ter mais cautela sobre as declarações de seus representantes."
JOSÉ MAURÍCIO DE ALMEIDA , engenheiro (São Paulo, SP)
 

"Na qualidade de engenheiro e professor estou consternado com o desabamento em obra do metrô. Somente quem lida com projetos e obras de engenharia civil consegue avaliar como é difícil passar por uma situação como essa, quando toda a tecnologia existente e os coeficientes de segurança mais apropriados são vencidos pelas forças da natureza, implacáveis sobretudo quando se trata de lidar com solo e com água."
LUIZ ANTÔNIO DA SILVA , engenheiro (São Paulo, SP)
 

"A ausência mais constrangedora que se percebeu prontamente no local do desabamento foi a do governador José Serra. Com certeza a população se sente mais valorizada quando em tragédias como essa o governante vai ao local do acidente e conversa com as pessoas e os profissionais que estão no local."
PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)
 

"A nota do consórcio Via Amarela ("Em nota oficial, consórcio Via Amarela culpa fortes chuvas pelo deslizamento", Cotidiano, 14/1, pág. C8) ,composto nada menos por Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez, é um verdadeiro acinte ao leitor, porque é notório o regime de chuvas nesta época do ano. E, principalmente, por que só as obras do metrô sucumbiram à ação das chuvas? As demais obras em São Paulo, no Brasil e no mundo não estão sujeitas às mesmas intempéries?"
FRANCISCO CAMILO DE CAMPOS (Campinas, SP)

Tortura
"O mais revoltante não é a complacência e a vista grossa do governo americano aos casos de tortura no Brasil durante o regime militar ("Governo dos EUA sabia de tortura no Brasil", Brasil, 14/1, pág. A10), mas, sim, o fato de só termos acesso a esse tipo de documentação histórica através do desbloqueio de documentos americanos. O governo civil brasileiro ainda mantém inacessível nossa história, lacrada nos arquivos secretos da ditadura militar."
WADY ISSA FERNANDES (São Paulo, SP)

Câmara
"A Folha tem conseguido traduzir em seus editoriais o desconforto que assume o eleitor na disputa entre Aldo Rebelo e Arlindo Chinaglia pela presidência da Câmara dos Deputados. De fato, a depender da população, nenhum dos dois teria chances de assumir o terceiro posto na ordem de sucessão da República. O primeiro deixou muito a desejar em termos de desempenho legislativo na atual presidência. O segundo não tem vergonha de tentar comprar o voto de seus colegas mediante promessa de aumento de vencimentos. O povo assiste a tudo enojado. Como é possível que em 513 deputados não se consiga encontrar nenhum mais adequado?"
ANTONIO DO VALE (São Paulo, SP)

 

"Concordo com Clóvis Rossi, é patética a comparação da "briguinha sem-vergonha" entre Rabelo e Chinaglia com a batalha de Stalingrado ("Stalingrado do pudor", 13/1, pág. A2). No máximo merece ser comparada a uma briguinha de repartição. No entanto vou discordar de uma afirmação de Rossi, a de que "nenhum dos candidatos disse até agora o que vai fazer, se eleito, para o aperfeiçoamento do Legislativo". Já disseram. Os dois pretendem equiparar o pequeno salário parlamentar ao dos ministros do STF."
CESAR AUGUSTO CAMPOS (Andirá, PR)

Renascer
"Na reportagem sobre a prisão do casal líder da Renascer ("Líderes da Renascer irão a júri popular nos Estados Unidos", Brasil, 13/1, pág. A10), ficou nítida a diferença da Justiça no Brasil e fora do Brasil. Enquanto aqui o casal é só "investigado", e provavelmente o será por toda a vida, nos EUA eles foram presos e serão indiciados. E só agora o nosso Ministério Público pediu a prisão preventiva (que os advogados do casal já tentam anular). Piada mais sem graça foi ler que o Ministério Público Estadual pediu a extradição do casal! Mas eles estavam no Brasil até há poucos dias! Provavelmente aqui serão beneficiados pelos meandros de nossas leis e serão libertados."
GERMANO RIOS FERREIRA (Uberaba, MG)

Evasão escolar
"É triste constatar o alto contingente de alunos que abandonam as aulas por pouca vontade de estudar. Os diagnósticos colocados no editorial "Desânimo na sala de aula" (Opinião, pág. A2, 14/1) são precisos. Chama-me a atenção a revisão do conteúdo abordado nos programas escolares. Cobra-se muita coisa que é ensinada de forma acelerada sem que haja tempo para a necessária reflexão sobre conteúdos. Falo com a experiência própria de quem tem 42 anos, sendo 36 de estudo, e que ainda hoje freqüenta salas de aula. E também com a experiência de quem tem três filhas. Os diagnósticos estão postos. Urge a sua solução, pois somente uma educação mais efetiva propiciará o almejado desenvolvimento social."
FRANCISCO DE ASSIS MOURA ARAÚJO (Teresina, PI)

Gabeira
"Foi muito feliz a escolha de Fernando Gabeira para escrever aos sábados, no espaço que era ocupado pelo saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida. A ética que perseguimos lendo a Folha torna-se ainda mais sólida com mais Gabeira em suas paginas. Parabéns!"
JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Antônio Claudio Mariz de Oliveira, Advocacia Mariz de Oliveira (São Paulo, SP); Palmiro Mennucci, presidente do CPP - Centro do Professorado Paulista (São Paulo, SP); Mauro Fadul Kurban, diretor-secretário da Federação de Entidades Árabe-Brasileiras do Estado de São Paulo (São Paulo, SP); Doralice Araújo, Casa da Linguagem (Curitiba, PR); Maria Gilka Bastos da Cunha, presidente da Arbam - Associação para o Resgate das Belas-artes e da Moral (São Paulo, SP); Luiz Tarcisio de Freitas Filho (São Paulo, SP); Anibal Antonio Buim (Presidente Prudente, SP); David Neto (São Paulo, SP); Nelson Luís Mauá Ulhôa Cintra (Santos, SP); Modesta Trindade Theodoro e José Maria Theodoro (Belo Horizonte, MG); Minds Comunicação e Eventos (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Almino Affonso: Porfiriato à vista?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.