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ELIANE CANTANHÊDE
Plano de vôo da Anac
BRASÍLIA - Dos 5.564 municípios
brasileiros, menos de 140 são atendidos pelo transporte aéreo regular,
ou seja, por companhias como TAM
e Gol. Pior: vem caindo. Eram 180
(40 a mais) há dez anos, em 1998,
quando havia menos municípios e
muito menos gente voando.
Essa queda na cobertura do território nacional leva a uma reflexão
sobre as causas e sobre os efeitos, já
que a integração geográfica é estratégica para o próprio país e, afinal,
direito dos cidadãos.
As empresas aéreas operam por
concessão do Estado, têm direitos e
deveres e são sujeitas a penalidades
(pelo menos em tese) se não cumprirem suas obrigações. Nessa condição, devem ficar com o filé, para o
lucro, e com o osso, para o lucro da
sociedade. Ou seja: devem voar nos
melhores trechos e também nos
que sejam necessários, apesar de
menos rentáveis.
Na época do antigo DAC e das tarifas e regras impostas, a equação
era tratada sob o viés militar, e havia cobertura maior de municípios,
que foi caindo na mesma proporção
da desmilitarização lenta e gradual
do setor. Tem de voltar a crescer,
agora sob os ventos da liberalização.
A nova presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, economista, sabe que não pode obrigar as empresas a assumirem as rotas pouco rentáveis (o osso), porque quem pagaria a conta seriam os usuários do
sistema. As passagens aumentariam. Mesmo torcendo o nariz para
o termo "subsídio", ela defende
subsídio do Tesouro, sim, para localidades em que o avião seja meio de
transporte fundamental. Em áreas
da Amazônia, por exemplo.
É um bom indício sobre os rumos
da Anac: o Estado concede, cobra
eficiência e garante maior cobertura; as empresas assumem responsabilidades e são punidas se não cumprirem; os passageiros pagam, exigem qualidade e são ressarcidos
quando couber. Cada um, enfim,
que cumpra sua parte. O plano de
vôo é bom, agora é decolar.
elianec@uol.com.br
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