São Paulo, quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Israel x palestina
"Muito bom o artigo "Como medir proporção?" ("Tendências/Debates", 13/1), de Salomão Schvartzman e Zevi Ghivelder. Ficam esclarecidas ao leitor a visão e a opinião desfocadas que muitas pessoas, até aparentemente esclarecidas, emitem erroneamente, motivadas por ideologias, e não para dar ênfase à verdade. Parabéns pelo artigo."
MELCHIOR MOSER (Timbó, SC)

 

"É preciso que se diga com todas as letras: o que Israel faz hoje na faixa de Gaza, com a anuência implícita dos EUA, é limpeza étnica. O objetivo de Israel não é se defender da ridícula artilharia do Hamas. Seu objetivo é reduzir o gueto que é Gaza a ruínas e mandar um recado para todos os que desafiarem seu papel de porta-aviões estadunidense no Oriente Médio. Israel, Estado fascista, mancha a história do povo judeu e toda a contribuição que trouxe à humanidade. A paz no Oriente Médio depende da construção de um Estado laico e democrático, com convivência pacífica entre árabes e judeus, povos irmãos em sua origem."
FERNANDO CORRÊA , sociólogo (São Paulo, SP)

 

"É lamentável que o jornalista Mateus Soares de Azevedo, em seu artigo "Egoísmo coletivo" ("Tendências/Debates", ontem), não tenha observado que, ao elegerem o Hamas, grupo terrorista que tem como objetivo a aniquilação de Israel, os palestinos deram contribuição decisiva para a guerra, legitimando não apenas as bombas já lançadas pelos israelenses mas também as muitas que estão por explodir enquanto persistir esse estado beligerante entre as partes. Estado soberano e democrático, Israel faz hoje o mesmo que nós, brasileiros, já fizemos quando atacados em nosso território: senta a pua nos agressores."
MÁRCIO CAMARGO FERREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

 

"Excelente o artigo de Mateus Soares de Azevedo, publicado ontem em "Tendências/Debates". Explica de forma objetiva a questão do sionismo do ponto de vista político e religioso e o porquê de esta corrente do judaísmo, na qual se fundamenta a criação do Estado de Israel, impor tanto sofrimento e humilhação aos milhares de palestinos no Oriente Médio. O artigo traduz com fidelidade o sentimento de indignação que nos invadiu nas últimas semanas com os ataques de Israel em Gaza."
LIZIA DE OLIVEIRA FONTES GASPERIN (Viena, Áustria)

 

"Parabenizo a Folha pela publicação do artigo "Egoísmo coletivo". É irretocável. Quero indicar ainda, para leitura e reflexão sobre o tal "conflito" na faixa de Gaza, um outro artigo altamente significativo: "Somos todos judeus", de Marcelo Coelho (Ilustrada, ontem). Pelo fim desta mortandade estúpida!"
JOSE ALBERTO URBINATTI (São Paulo, SP)

ONGs
"Pela primeira vez vejo uma perfeita colocação sobre o uso dos recursos naturais. O cientista Rogério Cezar de Cerqueira Leite, no artigo "ONGs do bem; ONGs do mal" ("Tendências/ Debates", 13/1), colocou os pingos nos "is" com perfeição. A fobia existente entre os "protetores da natureza" é normalmente exagerada, tipo fanatismo religioso. Que os homens de ciência tenham a coragem de Rogério Cezar para se posicionarem quanto ao assunto."
MÁRIO A. FAGUNDES (Avaré, SP)

Advogados
"Como assinantes da Folha, deixamos consignado o nosso veemente protesto em relação ao editorial "Privilégio a ser extinto" (Opinião, ontem). A carteira do Ipesp nos paga módica aposentadoria, na faixa de R$ 2.500, após 35 anos de contribuição -num país cuja previdência oficial não existe. Privilégio é, por exemplo, manter adidos em embaixadas ganhando cerca de R$ 40 mil por mês, premiando amigos do governo que não contribuíram com um único centavo para obter tal regalia."
MARCO ANTONINO MORAES AMARAL e MARIA HELENA VILELA DE ARAÚJO , advogados (São Paulo, SP)

Saúde
"Seria engraçado se os funcionários das empresas particulares de planos de saúde tivessem cobertura de outras empresas, e não de seus empregadores. Ainda mais se o custo maior recaísse sobre o patrão. Servidores públicos, não importa de que poder, jamais poderiam estar cobertos, com custeio do governo, por outra entidade que não fosse o SUS -Sistema Único de Saúde. No governo petista, então, existem motivos até ideológicos para isso. Mas nunca se viu um jornalista do PT escrever algo a respeito."
PAULO SERODIO (São Paulo, SP)

Gratificação
"A imprensa investe contra o pagamento de gratificação e plano de saúde de servidores da Câmara dos Deputados, agindo corretamente. Todavia, deixa passar em segundo plano o fato mais estarrecedor que noticia: a existência de 12.500 cargos comissionados contra 3.500 efetivos. Isso é uma imoralidade gritante e transforma a Câmara num paraíso do apadrinhamento, já que os apaniguados dos parlamentares podem ser nomeados livremente. É preciso focar melhor este tema."
JOAQUIM RAMOS (Lauro de Freitas, BA)

 

"Fiquei perplexo com o grande retrocesso na Câmara dos Deputados, que anulou o adicional de especialização dos seus servidores (Brasil, ontem) . Todas universidades federais e estaduais, institutos de pesquisa da área de ciência e tecnologia, CNPq, Fiocruz, Inmetro, IBGE, Inpi etc. possuem oficialmente nas suas carreiras adicionais de titulação para os casos de especialização, mestrado e doutorado. Seria o caso de perguntar como os ilustres integrantes da Mesa Diretora da Câmara pretendem motivar seus servidores para se aperfeiçoarem profissionalmente. Creio que ainda haja tempo para reverter essa absurda decisão no Parlamento federal."
RENATO SERGIO BALAO CORDEIRO , pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Rio da Janeiro, RJ)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Silvio Martins, vereador pelo PMDB (Ribeirão Preto, SP); José Paulo Fernandes, assessor de imprensa da prefeitura (Batatais, SP); Geovana Ferreira, assessora da Associação Nacional dos Fornecedores da Indústria de Calçados e Afins (Franca, SP); Tania Tavares (São Paulo, SP); Luiz Fernando Martins de Andrade (Belo Horizonte, MG); Caon & Advogados Associados (Florianópolis, SC); Casa da Notícia (Ribeirão Preto, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Antonio Augusto Martins Cesar: Em defesa da caça

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.