São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

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TENDÊNCIAS/DEBATES

Mensagem a quem professa o magistério

GABRIEL CHALITA

A função mais importante do professor é gerenciar sonhos. Mas nesse mister a amplitude da tarefa é maior que isso: instigar obreiros, fazedores; estimular a inspiração que leva ao domínio do sonhar e do realizar. Iniciativas em torno desse conceito é que constituem os elementos essenciais para o aprendizado e que levam a criança e o jovem a aprender a ser, a conviver, a conhecer, a fazer. São atitudes que permeiam todas as tradicionais disciplinas, porque o aluno não pode ser um repetidor de fórmulas decoradas. Tem de ser um cidadão, um humanista.
Por isso o ato de ensinar requer um grande respeito pelos jovens, pelos seus desejos e pelas suas expectativas. Até porque essas crianças e adolescentes não são nossos filhos, como pontificou o grande poeta Khalil Gibran, mas são "os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma". Para concretizar essa compreensão do universo do magistério, os professores têm, pelo seu lado, a vocação e a dedicação, e pelo lado da instituição estadual, o apoio que merecem para ser os viabilizadores da vivência ensino/aprendizagem.
A capacitação é prioridade. Porque o professor quer e precisa estar atualizado para levar a efeito a nobre tarefa do magistério. Ferramentas importantíssimas para a capacitação de professores foram disponibilizadas. Entre os professores efetivos, não há um sequer sem diploma universitário ou em via de obtê-lo. Os quase 7.000 que ainda não haviam cursado universidade já receberam esse benefício do Estado, que agora auxilia também as prefeituras a darem a mesma formação aos seus professores. Dando mais um passo, o governador Geraldo Alckmin autorizou a concessão de bolsa de mestrado para inicialmente 2.000 professores da rede pública estadual. É a concretização do sonho da evolução na carreira acadêmica.


Capacitação é prioridade. O professor quer e precisa estar atualizado para levar a efeito a nobre tarefa do magistério


A Rede do Saber, pólo de divulgação de conhecimento em total sintonia com a era informacional, tem em funcionamento 104 centros de capacitação de videoconferência e impressiona por sua produtividade e modernidade. A teia do saber e os cursos presenciais asseguram o direito indistinto e democrático de todos os professores de se capacitarem. E, além disso, já é grande o grupo de professores estudando em outros países, em universidades parceiras. Só o banco Santander Banespa está enviando mais de cem professores para um estágio orientado na Universidade de Salamanca (Espanha).
São iniciativas que propiciam a professores que jamais saíram de sua microrregião natal a oportunidade de vivenciar outras realidades, experienciar outras culturas, tomar contato com avanços tecnológicos e didáticos que serão úteis no seu cotidiano profissional e na sua vida pessoal. E que professor não se torna melhor quando aprimora o seu conhecimento, a sua sensibilidade para as coisas do mundo e a sua capacidade de compreender?
O concurso público para quase 50 mil cargos foi mais um progresso na melhoria da carreira pública. E, recentemente, a aprovação de alterações da lei complementar 836, que instituiu o plano de carreira, vencimentos e salários para os integrantes do quadro do magistério da Secretaria da Educação, reajustando o salário de todos os professores e funcionários. Nesse universo estão incluídos os aposentados, um grupo de profissionais que hoje repousa da faina diária, mas que durante anos e anos prestou à sociedade o imprescindível serviço de estimular sonhos e de promover realizações.
Já que o futuro começa hoje, o professor também quer e precisa ter qualidade de vida. Que se traduz em mais segurança nas escolas, com o programa de segurança escolar. E que se traduz na grande revolução educacional desta gestão, que é o Programa Escola da Família. Locais onde antes nada existia contam agora com a escola como grande centro comunitário de atividades sociais, artísticas e culturais. A comunidade foi para a escola, para todas as 5.306 escolas, como deve ser, e passou a acompanhar os seus filhos e filhas e a fazer parte do dia-a-dia pedagógico dessas crianças e desses jovens, praticando e exercendo a cidadania nos espaços escolares, transformados em centros de convivência.
Esse conjunto de iniciativas mostra o que podemos celebrar neste dia 15 de outubro. Mas, certamente, quem tem mais a celebrar são os alunos, filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma e que, através de nós, professores, lançam-se como flechas rumo ao infinito.
Com certeza toda a comunidade está agradecendo aos professores pelo respeito e pela dedicação que seus filhos recebem e cujos frutos serão colhidos ao longo de toda a vida.
A vocês, queridos professores, mestres na arte de amar, regentes de orquestras em busca de afinação, condutores de sonhos, está endereçada esta mensagem. Vocês são os realizadores. Merecem, portanto, todo o nosso carinho neste dia em que o milagre do aprendizado resplandece nas milhares de salas de aula, como em cada manhã.

Gabriel Chalita, 35, doutor em direito e em comunicação e semiótica, professor de direito da PUC-SP, é o secretário da Educação do Estado de São Paulo.


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