São Paulo, sexta-feira, 16 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MARCELO BERABA

É Carnaval em Gaza

RIO DE JANEIRO - O irreverente piloto americano pode ser abilolado, mas o prefeito do Rio de Janeiro não tem nada de maluco.
O negócio da cidade é turismo. Qualquer ação que afaste os gringos pode ser um desastre econômico. É dólar entrando agora, na alta estação, e até o Carnaval. Por isso, eles estão sendo recepcionados com flores, presentinhos, mulatas e baticum. É uma festa para recebê-los e para apagar, desculpe o trocadilho, a má impressão das digitais.
Soberania? Reciprocidade? São discussões estéreis que, à esta altura do verão, só atrapalham. Quem quer saber de Bush e de política externa?
As medidas tomadas pela prefeitura, e apoiadas pelo governo do Estado e pela Assembléia Legislativa, refletem bem o ânimo cordial que tomou conta do Rio e que é capaz de remover os obstáculos mais difíceis, inclusive a lama do fundo da baía, que impede a chegada ao cais de um big transatlântico lotado de turistas.
Seria injusto atribuir tanto empenho apenas a interesses imediatos. Há a candidatura da cidade à sede das Olimpíadas de 2012, na seqüência dos Jogos Pan-Americanos de 2007. E há a eleição para a prefeitura. Cesar Maia é o candidato mais forte, segundo todas as pesquisas e as opiniões de botequim.
De qualquer forma, é verão. Em nenhum outro momento do ano fica tão nítida a existência de duas cidades sobrepostas como agora.
Bem próximos do aeroporto onde descem os turistas em busca de sol e prazeres e onde exercemos com trapalhadas e afeto nossa soberania, estão dois territórios sem lei e sem autoridade. Não fossem tão perigosos, nossos gringos deveriam conhecê-los para entender um pouco mais a cidade. Foram batizados, pelos comandos de traficantes que se enfrentam abertamente e pela polícia acuada, de Faixa de Gaza e Vietnã.
Como diz o nosso filósofo Zeca Pagodinho, tá ruim, mas tá bom.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: De Bush a Lula
Próximo Texto: José Sarney: Uvas azedas ou amargas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.