São Paulo, sábado, 16 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forma e conteúdo

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Não tive tempo, ainda, de analisar a lista dos cem melhores romances do século publicada recentemente no Mais!. Por deferência de seu editor, Alcino Leite, fui um dos votantes. Evidente que os demais membros do júri, bem mais equipados do que eu, produziram uma respeitável sentença na qual minha acanhada opinião naturalmente se diluiu.
Outro dia, fui apanhar um volume na estante e deixei cair um livro de Thomas Mann, justamente o "Doutor Fausto", que foi citado em quase todas as listas publicadas, inclusive na minha, em terceiríssimo lugar, abaixo de Proust e Joyce.
Estatelado no chão, estava aberto numa página onde, em leitura antiga, eu assinalara uma frase. Como devolvi o livro à estante, e tenho preguiça de apanhá-lo, cito de memória: "Os russos têm profundidade, mas não têm a forma; os ocidentais têm a forma, mas não têm a profundidade; somente nós, alemães, temos a profundidade e a forma". Pergunto: será isso mesmo?
Há muito que a discussão forma-conteúdo foi superada como conceito crítico. Forma é conteúdo. E conteúdo é forma. Tudo bem. Mas o personagem de Mann não se refere ao conteúdo e sim à "profundidade". É outra dimensão.
Shakespeare foi escolhido o homem do milênio pelos ingleses. Mesmo aqueles que não são ingleses terão de considerar o seu nome na hora de eleger o homem mais importante dos últimos mil anos.
Mas há uma frase que gostaria de lembrar: "A obra de Shakespeare é um oceano que se atravessa com água pelas canelas". Ou seja, falta-lhe profundidade, embora não lhe falte conteúdo. Contraponto de Shakespeare, o alemão Goethe é profundo até o exagero, o "Fausto 2" é chatíssimo.
Transpondo o dilema para nossa literatura: quem tem a forma e a profundidade em medidas iguais: Machado de Assis ou Guimarães Rosa? Muita coisa de Rosa me parece acaciana, embora dita com genialidade.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.