São Paulo, domingo, 16 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIAS/DEBATES

Páscoa da ressurreição do Senhor

GERALDO MAJELLA AGNELO

A igreja celebra com grande júbilo a solenidade da Páscoa, comemorando a morte salvadora de Jesus Cristo e sua ressurreição gloriosa. Ele venceu a morte e abriu para a humanidade o caminho da esperança e da vida nova.
Nos dias que precederam à Semana Santa, a liturgia da igreja falava da obediência de Jesus até a morte. Talvez o sentido mais comum ouvido é ser a morte de Cristo a expiação de nossos pecados. Sem dúvida nenhuma, Ele "tira o pecado do mundo", alcança a misericórdia e o perdão para nós. Como discípulos no seguimento de Cristo, artífice da vontade do Pai, somos testemunhas da reconciliação e do amor de Deus e realizadores de seu projeto.


A causa é uma só: a falta do verdadeiro amor. A conseqüência do egoísmo e fechamento dos políticos é o sofrimento do povo


Ao início da Semana Santa, no Domingo de Ramos, ouvimos o relato da Paixão de Cristo segundo o evangelista Marcos, pré-anunciando, por três vezes, que o Filho do Homem devia padecer e morrer; Ele é servo de Deus que dá a vida em favor da multidão. Era chegada a hora do gesto supremo de seu serviço à humanidade. Sua morte não foi um acidente na vida de um profeta, entregue por traição aos seus algozes e juízes. Não aconteceu por acaso.
Repetimos tantas vezes que o mundo vai mal, que a violência impera em inumeráveis formas e matizes. A cultura da morte domina o nosso tempo. A corrupção está minando o comportamento de nossos políticos e os torna desacreditados do povo e incapazes de procurar o bem dos mais deserdados dos bens deste mundo. A causa é uma só: a falta do verdadeiro amor. A conseqüência do fechamento e egoísmo pessoal de políticos é o sofrimento do povo. Contudo, só o amor, que dá a vida como a deu o Filho de Deus, pode salvar.
O papa Bento 16 escreveu a encíclica "Deus é amor". E muitas vezes tem repetido que é preciso anunciar ao mundo que Deus é amor, pelo testemunho de comunhão sincera dos fiéis cristãos. "Por isso, todos conhecerão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros" (João: 13, 35).
Com a ressurreição de Jesus, os discípulos passaram da tristeza e do desalento à alegria incontida; nos encontros com o Senhor ressuscitado, seus corações, desorientados e abatidos, vibraram novamente. Jesus já não estava mais entre os mortos, mas caminhava novamente à frente deles e lhes indicava o caminho. Para os discípulos, isso também significou passar da morte para a vida!
A celebração pascal inunda a igreja com a mesma alegria. Cristo ressuscitado continua a amar infinitamente a humanidade e a agir no meio do mundo através do Espírito Santo, a inspirar os corações na escolha do bem e a movê-los a aderir ao reino de Deus. Ele caminha à frente dos seus discípulos, dando-lhes coragem e esperança. Assiste sua igreja com solicitude, animando-a no cumprimento de sua missão. A comunidade cristã, reunida em seu nome, pode proclamar com alegria e firme fé: "Ele está no meio de nós!".
A Páscoa deste ano leva nosso pensamento e nossas atenções para Florianópolis, onde será celebrado o 15º Congresso Eucarístico Nacional, de 18 a 21 de maio próximo, encerrando o Ano da Eucaristia para o Brasil. O tema e o lema do Congresso Eucarístico recordam verdades fundamentais e muito caras à igreja: "Vinde e vede! Ele está no meio de nós!".
A igreja proclama a boa nova da ressurreição de Jesus e convida a todos: "Vinde e vede!" Encontrar Jesus Cristo é encontrar o caminho, a verdade e a vida. Ele é a fonte da esperança, do perdão e da paz. Jesus revela humanamente o rosto de Deus, e quem se aproxima dele aproxima-se de Deus. Ao povo que procura Deus em suas angústias e necessidades a igreja continua a proclamar: "Vinde e vede!". Ele conforta e liberta de todos os males e indica o caminho seguro.
A igreja deseja ajudar as pessoas a ter seu encontro pessoal com Jesus Cristo. De maneira toda especial, ela convida a participar da celebração dominical da Eucaristia. Em cada domingo, os cristãos celebram a Páscoa; reúnem-se em nome de Jesus Cristo, recordam sua Paixão, morte e ressurreição, ouvem sua palavra, alimentam-se com o pão da vida e animam-se na fé, na esperança e na caridade. A santa missa dominical é o momento alto da vida da igreja e sua celebração mais importante. A esse encontro ninguém deve faltar!
Nesta Páscoa, em nome da CNBB, proclamamos, com renovadas fé e alegria: "Vinde e vede, o Senhor ressuscitado está no meio de nós!". Queremos compartilhar essa alegria da boa nova com nossos irmãos na fé, com as pessoas que padecem de muitas maneiras e, de modo especial, com todos os irmãos e irmãs com deficiência. Também convidamos a participar do Congresso Eucarístico Nacional de Florianópolis, unidos na oração e na proclamação alegre de nossa fé. Deus não deixa a humanidade abandonada a si mesma, com seus problemas e angústias. Jesus ressuscitado é o caminho, a verdade e a vida!

Dom Geraldo Majella cardeal Agnelo, doutor em teologia com especialização em liturgia, arcebispo de Salvador (BA) e arcebispo primaz do Brasil, é o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).


Texto Anterior: Frases

Próximo Texto: Eunice Aparecida de Jesus Prudente: Nossos filhos estão na Febem

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.