São Paulo, quarta-feira, 16 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Petróleo
"A Agência Nacional do Petróleo "derramou" petróleo fora, que deve ter beneficiado, como sempre, um grupo de especuladores.
O mínimo que se espera é a renúncia do seu diretor-geral, Haroldo Lima. Sua permanência no cargo significa que o governo federal é conivente com a especulação no mercado de ações."
RUBENS CALDARI (Piracicaba, SP)

Tibete e Ocidente
"Muito lúcida a análise do filósofo Slavoj Zizek ("O Tibete não é tudo isso", Mais!, 13/4) acerca de como o Ocidente pós-moderno enxerga a situação no Tibete: de maneira enviesada e acrítica.
A democracia ocidental, tendo como arauto a mídia livre, que lhe é tão cara, demonstra que é pouco dada a olhar para seus próprios problemas e ávida por atacar os problemas alheios, mesmo que idênticos.
Os ocidentais se serviriam melhor de sua herança política ao ponderaram que interesses estão agindo por trás de sua indignação com a China."
CAIO BERNARDES FONSECA WEBER ABRAMO (Brasília, DF)

Pra quê?
"Sensacional a charge de Angeli de ontem ("O mistério das coisas inúteis", Brasil, pág. A2). Alguém já imaginou mais um mandato do presidente Lula? Eu pergunto: pra quê?"
ADEMIR FRANCO DA CUNHA (São José dos Campos, SP)

OAB-SP
"Em seu artigo "O Supremo Tribunal reprovou a OAB-SP" (Brasil, 13/4), o jornalista Elio Gaspari equivocou-se ao entender que a decisão do STF encerra a discussão sobre a lista sêxtupla encaminhada pela OAB-SP em 2005 para preenchimento de vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo -classe dos advogados.
Na verdade, embora a reclamação da OAB-SP contra a não-apreciação de todos os candidatos da lista tenha sido julgada improcedente, o STF ainda não examinou o mérito das questões envolvendo notório saber jurídico e ilibada reputação, requisitos que todos os concorrentes que pleitearem acesso à magistratura pelo Quinto Constitucional preenchem. Assim, a OAB-SP estuda entrar com novo recurso.
É fundamental lembrar que, em 2006, o pleno do Supremo deu ganho de causa à OAB-SP em mandado de segurança contra o órgão especial do TJ-SP por ter alterado a lista do Quinto Constitucional enviada pela ordem."
LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO, presidente da OAB-SP (São Paulo, SP)

Indenizações
"Reflexão sobre o editorial "Abertura em Cuba" (Opinião, 13/4): eu gostaria de estar vivo para assistir ao resultado dos pedidos de indenização pelos perseguidos políticos da ditadura cubana. Vai ser curioso."
NEWTON B. G. DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

"Repudio com veemência a manifestação de Ubiratã Caldeira no "Painel do Leitor" de domingo. As indenizações concedidas pelo Ministério da Justiça não podem ser consideradas uma aberração jurídica, muito menos ética.
Trata-se apenas de recompensar aqueles que, de certa forma, se sacrificaram por um ideal: o do Estado democrático de Direito.
Se hoje temos um mínimo de liberdade, devemos a essas pessoas de coragem, que merecem o reconhecimento e uma contrapartida monetária do Estado."
JOSÉ BELGA ASSIS TRAD (Campo Grande, MS)

Carne
"A propósito do artigo "Lições da carne" ("Tendências/Debates", pág. A3, 14/4), é importante assinalar que, desde 2007, a Missão do Brasil junto às Comunidades Européias informou as autoridades sanitárias brasileiras sobre a gravidade do relatório divulgado pelos pecuaristas irlandeses a respeito das exportações brasileiras de carne para a União Européia.
Como parte de um trabalho estruturado para combater as afirmações irlandesas, o assunto foi tratado em reunião com parlamentares irlandeses e em sessões do Comitê de Agricultura no Parlamento Europeu. Cartas foram enviadas aos membros daquele comitê com as informações técnicas pertinentes, refutando as acusações contra a pecuária nacional. Foram ainda organizados encontros do ministro Stephanes com o presidente daquele comitê e com o comissário europeu para a saúde.
Relatos sobre os contatos com as instituições européias, empresários, imprensa, ONGs, associações de consumidores e acadêmicos foram enviados regularmente às autoridades brasileiras e ao setor privado, alertando-os para os riscos da campanha irlandesa."
MARIA CELINA DE AZEVEDO RODRIGUES, embaixadora, chefe da Missão do Brasil junto às Comunidades Européias (Bruxelas, DF)

Embrião
"Estou lendo a entrevista com Francis Kaplan no Mais! de domingo enquanto um dos meus netos pequenos brinca ao meu lado. Fico pensando: se aplicarmos ao argumento do senhor Kaplan -de que um feto não é um ser vivo porque depende totalmente da mãe para sobreviver- uma lógica "smerdiakoviana", crianças pequenas, como este meu muito querido neto, também não seriam seres vivos, pois dependem totalmente dos adultos para sobreviver.
Será que entendi mal? Releio o que diz o filósofo. Não, não há como fugir a essa conclusão.
Aí lembro o que escreveu Philippe Ariès em "História Social da Criança e da Família" ("até relativamente pouco tempo, uma criança era considerada, na Europa ocidental, alguém a quem não se devia muita consideração, porque ainda nem começou propriamente a viver. Até hoje não falamos em começar a vida no sentido de sair da infância?').
Como decorrência dessa atitude (ou seria um simples álibi?), até inícios do século 18 o infanticídio era amplamente praticado e tolerado.
Pelo jeito, o senhor Kaplan anseia que voltemos a essa época."
ZENON LOTUFO JÚNIOR (São Paulo, SP)

CARTA REGISTRADA
"Estão de parabéns o autor e o jornal. O artigo "A eficiência do sistema penal" (14/4) poderia finalmente dar início ao "futuro" do país!"
GABRIEL PARON NETO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Sérgio de Carvalho e Marco Antonio Rodrigues: O negócio da cultura

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.