São Paulo, terça-feira, 16 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Fumo
"Muito se tem falado e discutido sobre a lei que proíbe o fumo em locais fechados.
Eu, particularmente, concordo com a lei, pois não sou fumante e a fumaça incomoda muito.
Em vez de criar tamanha polêmica e praticamente retornar aos tempos da ditadura, o governo deveria simplesmente impedir o tratamento de doenças causadas pelo tabagismo pelo sistema público de saúde.
Da mesma forma, os planos de saúde poderiam ter tabela de valores variadas para fumantes e não-fumantes. Assim, quem fuma teria plena consciência de que, se portador de doença causada ou agravada pelo tabagismo, não teria direito ao sistema público de saúde, que tanto onera o nosso pobre governo."
WILLIAM ROGER GEORGIANI DOS SANTOS (São Paulo, SP)

 

"Foi de extremo mau gosto a reportagem que levou uma atriz para fumar em locais proibidos, perto de placas com a inscrição "Proibido Fumar" e de crianças e idosos ("Até Palácio é "reprovado" em teste do cigarro", Cotidiano, 14/9).
Num país onde sempre se precisa dar o bom exemplo, é lamentável fazer uma reportagem dessas, chamando-a de "teste de tolerância".
Não se faz reportagem com o objetivo de informar ou de educar deseducando.
Lastimável."
HÉLCIO LUIZ PIRES (Santo André, SP)

Cárcere
"Parabéns a Mônica Bergamo e à reportagem da Folha por terem conseguido o depoimento do senhor Edemar Cid Ferreira em seus dias de cárcere ("Memórias do cárcere", Ilustrada, 14/9).
Ao relatar abertamente os seus péssimos momentos nas casas de detenção, o ex-banqueiro prestou um grande serviço de conscientização à população, mostrando o caos em que se encontra o nosso sistema presidiário, que, lamentavelmente, continua bem distante de obter sucesso no processo de ressocialização do ser humano."
NELSON EVÊNCIO (São Paulo, SP)

Síntese
"Fernando de Barros e Silva fez ontem uma síntese perfeita do presidente Lula ("Lulismo, modos de usar", Opinião).
O autor foi feliz em sua coluna."
MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

Parto
"O artigo de Antonio Carlos Lopes de 12/9 ("Parto normal ou cesárea", "Tendências/Debates'), em que define o parto como ato médico, mostra como faria bem a esses profissionais, tão aferradamente defensores do saber acadêmico, a leitura de Foucault e de autoras como Ana Paula Vosne Martins, que, entre nós, historiou a formação do discurso médico sobre o corpo da mulher.
Pensariam duas vezes antes de expor um desconhecimento que já não mais se admite, mesmo em se tratando de especialistas."
ANA REIS , médica, mestre em estudos de gênero, mulher e feminismo pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA)

Paraolimpíada
"Praticamente já se encerrando a Paraolimpíada, não podemos nos furtar às comparações com sua irmã Olimpíada, sob a óptica de um brasileiro.
Com uma delegação menor do que a olímpica (188 x 277 integrantes; 68% a menos), nossos atletas paraolímpicos fizeram mais bonito.
Suas 41 medalhas conquistadas falam alto em contraste com as 15 das olímpicas. Por atleta enviado, isso representa quatro vezes!
Apenas uma TV fechada transmitiu ao vivo as competições, mas quem pôde ver deve ter ficado encantado com o empenho dos atletas, com o atestado de superação das limitações, com as emoções proporcionadas por cada um participante...
Em destaque, Daniel Dias, com nove medalhas nas 11 participações.
Entre todas as delegações, é o atleta paraolímpico em com maior número de medalhas, feito que o deixa parelho a Michael Phelps."
PAULO JOSÉ SILVA FERRAZ (São José dos Campos, SP)

Bolívia
"Concordo plenamente com José Lourenço Cindra e Antonio Negrão de Sá ("Painel do Leitor" de ontem).
Se o alvo dos opositores bolivianos fosse um governo neoliberal, certamente eles já estariam sendo tachados de terroristas. Mas, como se trata de protestos contra um governo de esquerda, são somente opositores -ou autonomistas.
Quem será que bloqueou abruptamente o envio de gás para o Brasil? Foi Morales? Quanto à mensagem do leitor Cleiton Luiz Rocha Teodoro, a única pergunta que tenho é: qual ilegalidade Evo Morales cometeu contra a Constituição de seu país?"
FELIPE ALVES LARSEN , jornalista (São Paulo, SP)

Unifesp
"Gostaria de esclarecer que, diferentemente do que foi publicado na reportagem "Reitor da Unifesp festeja ranking, mas teme piora" (Cotidiano, 10/9), o reitor pro-tempore, Marcos Pacheco de Toledo Ferraz, jamais disse que "temia" uma queda do desempenho da instituição nas futuras avaliações do MEC quando fossem incorporadas as análises das primeiras turmas de formandos dos cursos ministrados nos campi mais novos (o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, Enade, avalia turmas de primeiro e de último ano), assim como sua produção científica.
O professor Ferraz foi indagado pela repórter Laura Capriglione se haveria o risco de a universidade deixar de ser a melhor do país quando os cursos novos fossem também avaliados. Ele apenas respondeu que esta é uma possibilidade, mas que não acredita que isso vá ocorrer, até porque foram contratados para lecionar nesses campi 100% de docentes com titulação mínima de doutorado, estimulando o surgimento de linhas de pesquisa e cursos de pós-graduação.
Por fim, deixamos claro que o restante do texto publicado é absolutamente correto e reflete a íntegra da entrevista concedida."
RICARDO VIVEIROS , assessoria de imprensa da Unifesp (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Januario Montone: Planos de saúde 10 anos depois

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.