São Paulo, sábado, 16 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

A caixa-preta e o coração

SÃO PAULO - Vamos conversar francamente: você se acha de fato habilitado a julgar quem disse a verdade e quem mentiu na chuva de números despejada anteontem sobre o telespectador pelos candidatos José Serra e Marta Suplicy?
Concretamente: Serra deve ter razão ao dizer que os túneis da avenida Faria Lima acabaram custando R$ 70 milhões a mais do que os R$ 150 milhões inicialmente orçados. Digo "deve ter" porque Marta não negou.
Mas você tem informações para saber se o custo adicional se deveu às "rochas" e "fios" que Marta diz terem sido encontrados ou ao pouco caso com o dinheiro público, conforme a versão de Serra?
Eu, francamente, não tenho. Como não tenho condições de dizer se Serra mandou muito, pouco ou nenhum dinheiro para São Paulo durante sua gestão na Saúde. Você sabe?
Dirá você que a culpa é nossa, dos jornalistas. Terá razão, em parte. Continuamos sendo, com raras exceções, "especialistas em assuntos gerais", como nos qualificam ironicamente, pela contradição em termos da expressão.
Mas nunca houve -nem nos tempos das vacas gordas (e das Redações idem)- uma equipe multidisciplinar capaz de analisar contas públicas e, ao mesmo tempo, contas de saúde, educação, obras, saneamento, segurança -enfim, o vasto elenco de temas que surgiram no debate.
Nem houve nem haverá tal coleção de gênios da raça, capazes ainda por cima de escrever suas análises em linguagem acessível ao público leigo, a grande maioria, por definição.
Bom, feito o "nostra-culpa", reconheçamos francamente que o eleitor vai à caixinha, que é hoje a urna, diante de uma caixona (preta), que é o funcionamento do serviço público nos seus vários níveis.
Ou alguém começa a decodificar esses segredos ou o voto será sempre com o fígado (ou com o coração, o que é bom, até muito bom, mas é também muito insuficiente).


Texto Anterior: Editoriais: O VALOR DO BILHETE

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: O PT monta seu partido
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.