São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Rodando a baiana

BRASÍLIA - Começou mal a reunião da América Latina e do Caribe, na Costa do Sauípe, na Bahia, hoje e amanhã. A idéia era oferecer como aperitivo o fim da dupla TEC (Tarifa Externa Comum) no Mercosul, mas não deu certo. Os produtos importados vão continuar pagando imposto no primeiro porto e de novo no destino, dentro do mesmo bloco.
Se o acarajé do Mercosul azedou, imagine o vatapá de Lula e Amorim com os muy amigos Hugo Chávez, Evo Morales e Rafael Correa.
Ou eles vão rodar a baiana, ou vai virar convescote diplomático: intrigas e maledicências a dois e um festival de hipocrisia para fotos e microfones.
Lula, além de anfitrião, preside um país emergente, mais capaz de furar marolas, e adentrará o recinto com as últimas pesquisas que lhe conferem de 70% para mais de popularidade, pau a pau com a direita, liderada por Alvaro Uribe, da Colômbia, e acima da média dos "esquerdistas".
Por alto, Chávez aproveitou o resultado das últimas urnas e só pensa naquilo, a re-reeleição; Morales convive com o fantasma da secessão, e Correa implode pontes com o oásis de financiamento que é o Brasil, arriscando-se a esturricar no deserto.
Mais ao sul, Cristina Kirchner foi perdendo no caminho os índices políticos e os feitos econômicos herdados do marido; Fernando Lugo ainda tateia e já cobra mundos e fundos brasileiros para o Paraguai, e Tabaré Vázquez, que parecia uma boa promessa, entra na reta final sem mostrar a que veio. Sua sucessão no Uruguai será em 2009, e um forte candidato é o senador José Mujica, ex-líder tupamaro talhado para engrossar o coro de Chávez.
Se a brisa baiana estiver boa, Lula vai atrair os holofotes para ele. Se o tempo esquentar, basta desviar as luzes para o cubano Raul Castro, a grande estrela. No final, dá tudo certo. O importante é ficar bem na foto.

elianec@uol.com.br


Texto Anterior: Costa do Sauípe - Clóvis Rossi: De havaianas e cúpulas
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O jardim e a torre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.