São Paulo, quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CLÓVIS ROSSI

Hillary vem aí

SÃO PAULO - A representante do presidente Barack Obama na posse de Dilma Rousseff será a secretária de Estado, Hillary Clinton. É um sinal explícito do desejo da administração Obama de aperfeiçoar ainda mais o já excelente relacionamento que os Estados Unidos mantêm com o Brasil desde o governo George Walker Bush.
Afinal, presidentes norte-americanos raramente vão a posses de governantes estrangeiros. A secretária de Estado é de certa forma a sua número 2.
É verdade que Obama conferiu ao vice-presidente Joe Biden um papel muito mais relevante do que o usual para vice-presidentes.
Mas, no Brasil, vice-presidentes, como brincava Jô Soares antigamente, não vira nome de rua nem ganha estátua em praça. Biden seria recebido, portanto, como apenas mais um entre tantos, o que não será o caso com Hillary.
Mas William Burns, o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, saiu de Brasília nesta semana sem levar a data da viagem de Dilma Rousseff aos Estados Unidos, ao contrário do que Washington pretende desde que ela ganhou a eleição. No máximo, falou-se em março ou abril.
"Abril é uma ótima época", comentou Burns em resposta (de fato, o florescer das cerejeiras, que ocorre em abril na capital dos EUA, torna-a mais agradável).
Datas à parte, consolidou-se com a visita de Burns o desejo recíproco de manter o relacionamento bilateral no melhor dos ambientes. Nem por isso, no entanto, Burns ouviu que os Estados Unidos estão no primeiro lugar no pódio das prioridades brasileiras.
O posto continua sendo ocupado pelo processo de integração regional. Ou, como prefere Marco Aurélio Garcia, assessor diplomático de Lula e que manterá o cargo com Dilma, a prioridade é "institucionalizar" criações até agora meio etéreas, como a Unasul.

crossi@uol.com.br


Texto Anterior: Editoriais: Obesidade crônica

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: O enterro da nova CPMF?
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.