São Paulo, quinta-feira, 17 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

13 de Maio
"Neste 13 de Maio, quando a nação praticamente se esqueceu de comemorar o belo ato, ainda que tardio, de amor ao semelhante que foi a Abolição da Escravatura, ofuscado pela pompa e circunstâncias da visita do papa, nunca é demais lembrar os versos magistrais em que o grande poeta Castro Alves exortava a Igreja Católica a reencontrar os valores fundamentais do cristianismo: "Quebre-se o cetro do papa/ Faça-se dele - uma cruz!/ Sirva o manto de púrpura/ Para cobrir os ombros nus"."
MILTON GAUCH (Taubaté, SP)

Papa
"Já estava difícil não fazer um comentário sobre a coluna de Fernando de Barros e Silva de 14/5 ("Ratzinger e as trevas'). E, ao deparar com o desproposital elogio de Clóvis Rossi ("O papa e a fuga do mundo", 15/5) ao texto, não pude furtar-me a um pequeno comentário. As colunas supracitadas estabelecem de uma vez por todas um fato inquestionável: ninguém, absolutamente ninguém, até agora entendeu nada de nada do pensamento de Sua Santidade em relação à messe: qualidade de fiéis, e não quantidade de porta-bíblias; qualidade de pessoas comprometidas com a oração, e não quantidade de aspirantes ao palco teatral.
Isso, enfim, é o que conta. Comentar por comentar significa apenas gasto inútil de papel e insumos."
SANDRO HENRIQUE MARIANO (Itabira, MG)

 

"Muito corajoso e realista o artigo de Clóvis Rossi de 15/5. Acredito que, embora os ensinamentos deixados por Cristo sejam o caminho viável para um mundo mais justo e solidário, nós estamos muito longe de levá-los para nossa prática diária: nada errado, portanto, com os ensinamentos.
Errados estamos todos nós, que preferimos ser surdos, mudos, cegos e continuar insistindo no erro bem definido em recente artigo de Fernando Bonassi nesta Folha: "Preferimos ser assassinados a dividir o nosso miserável pão"."
MARIA EFIGENIA BITENCOURT TEOBALDO (Belo Horizonte, MG)

Clima e floresta
"Márcio Santilli ("Clima e florestas: é hora de avançar", ontem na Folha) está coberto de razão quando critica o governo federal por resistir à inclusão do reflorestamento (e proteção das florestas em pé) no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que é um mecanismo de mercado.
Os países industrializados, onde é muito caro reduzir as emissões de carbono, podem promover estas reduções (ou compensações) em países em desenvolvimento como o Brasil, onde o custo das reduções é mais barato. O argumento do Itamaraty é o de que, ao fazer isso, estaríamos resolvendo um problema "deles", com o que não teríamos nada a lucrar -o que não é verdade. Não é qualquer projeto, mas apenas projetos que promovam o desenvolvimento sustentável se qualificam para serem aceitos no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
E preservar as florestas tropicais está nesta categoria. É muita ingenuidade -ou miopia- esperar que apenas a filantropia dos países ricos pague para conservar a floresta amazônica."
JOSÉ GOLDEMBERG , ex-secretário estadual do Meio Ambiente (São Paulo, SP)

IPVA
"A respeito da carta do leitor Fábio Piccinato (16/5), esclareço que o IPVA, como qualquer outro imposto, não tem destinação específica. Toda a arrecadação tributária compõe o Orçamento do governo do Estado, e sua destinação está prevista na Lei Orçamentária.
Este governo já reservou R$ 300 milhões de recursos próprios para investir na recuperação das estradas vicinais do Estado e está pedindo autorização ao Tesouro Nacional para conseguir realizar ainda mais investimentos nas estradas estaduais."
KASSIA CALDEIRA , assessora de comunicação da Secretaria da Fazenda do Estado (São Paulo, SP)

Octavio Frias de Oliveira
"A Folha agradece as manifestações de pesar pela morte de Octavio Frias de Oliveira recebidas de: Ilona Becskehazy, Fundação Lemann (São Paulo, SP); Thereza e Mauro Salles (São Paulo, SP); Marcelo Zugaib (São Paulo, SP); Regina Miranda Nunes (São Paulo, SP); Dimas Ramalho, secretário municipal de Serviços (São Paulo, SP); Eduardo Guimarães, secretário de Relações Internacionais e Cerimonial da Prefeitura de Curitiba (Curitiba, PR); Eliseu Gabriel, vereador pelo PSB (São Paulo, SP); Edil Albuquerque, presidente da Câmara Municipal (Campo Grande, MS); José Renato de Araújo, presidente da Câmara Municipal (Tapiratiba, SP); José André Roberto Mazer, presidente da Câmara Municipal (Sertãozinho, SP); Gilberto Lorenzon, vice-presidente da Câmara Municipal (Vinhedo, SP); Edevaldo Benedito Guilherme Neves, vereador pelo PMDB (Descalvado, SP); Serafim Pereira Neto, vereador pelo PAN (Fartura, SP); Regina Rocha, Rumo Comunicação Empresarial (São Paulo, SP); Haroldo Sanford, presidente da ACB -Associação dos Congressistas do Brasil (Brasília, DF); Equipe Google Brasil (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Celio Levyman: Anvisa, homeopatia e dengue

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.