São Paulo, domingo, 17 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Mais uma peça no quebra-cabeça

NOVA YORK - Quando cheguei para a entrevista dos pilotos do Legacy, Joe Lepore e Jan Paladino, 77 dias depois da tragédia de 29 de setembro, estava nervosa. Um tema doloroso, cheio de termos técnicos, em outra língua.
Logo descobri que eles estavam mais ainda. Pilotos têm sangue-frio e reflexos rápidos, mas Lepore e Paladino foram indiciados pela PF e não estão nada habituados com entrevistas e jornalistas. E o mais tenso era o advogado americano Robert Torricella, que parecia uma leoa cuidando da cria.
Mas quem estava ali não era uma delegada, oficial da FAB, juíza, promotora, nem, claro, advogada. Jornalistas reportam (ou "escrevem histórias", em inglês), comentam, opinam e, no caso, fazem perguntas que centenas, milhares de pessoas gostariam de fazer.
A entrevista, que a Folha publica hoje, é mais uma peça para compor o quebra-cabeça, lembrando que acidentes aéreos -especialmente o choque de dois aviões no ar, considerado "praticamente impossível"- nunca têm uma causa só. São o somatório de falhas materiais, operacionais e humanas. Uma corrida de obstáculos às avessas, em que os equipamentos e procedimentos de segurança para "consertar" eventuais erros vão caindo, um a um. As investigações, aliás, têm essa finalidade: identificar as falhas para aprimorar a prevenção.
Neste caso, a comissão poderá sugerir: 1) o transponder (já nosso velho conhecido) deverá disparar um alarme para os pilotos quando inoperante; 2) a "strip eletrônica" dos radares deverá registrar as altitudes reais do vôo, e não mais ajustá-las automaticamente pelo plano de vôo, que é apenas virtual; 3) a área do acidente, que é controlada pelo Cindacta-1, de Brasília, mas de fato vista pelo 4, de Manaus, deverá passar ao controle de Manaus.
Nada disso trará de volta as vítimas do vôo 1907, mas pode evitar que haja novas. É bom mesmo.


elianec@uol.com.br

Texto Anterior: São Paulo - Claudia Antunes: Fazer nada
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Cultura e esporte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.