São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Chamem o Collor

MADRI - Pela linha de argumentação adotada pelo ministro José Dirceu e pelo presidente nacional do PT, José Genoino, entre outros, ocorreu-me uma sugestão: por que não aproveitar Fernando Collor de Mello no governo Lula?
Afinal, Collor foi condenado (pelo Congresso) por falta de decoro, crime que os petistas agora cometem a cada segundo, e seu caso também aconteceu antes do governo Lula. Enquadra-se, portanto, à perfeição na desavergonhada linha de defesa adotada pelo "new PT".
A quem eles pensam que enganam? O fato de a maracutaia flagrada ter sido anterior ao início do governo Lula não impede que:
1 - Um trambiqueiro de mão cheia tenha sido chamado para trabalhar no palácio do governo, ao lado do "capitão" do time, para reproduzir uma das muitas medíocres metáforas do presidente.
2 - Se suspeite de que a coleta criminosa de fundos para campanhas eleitorais possa ter beneficiado também o PT nacional, ou mais exatamente a campanha do próprio Lula.
3 - Se se flagrou uma maracutaia, bem pode ter havido duas, três, cem, mil, antes e durante o governo Lula, o que só se saberá com uma investigação ampla, geral e irrestrita, coisa que só CPIs se têm mostrado aptas a desencadear.
Uma segunda linha de defesa é acusar José Serra de responsável não se sabe bem se pelas gravações ou pela divulgação delas. Pois bem: ainda que Serra tivesse em pessoa perseguido o trambiqueiro da Casa Civil com a sua própria câmera e, depois, tivesse levado a fita no seu carro à revista "Época", e daí? O crime de Waldomiro Diniz desapareceria? Ficaria menor? O PT estaria inocentado?
Não. Ninguém teve o despudor supremo de negar os fatos. O que importa é apurá-los, em vez de ficar inventando sandices e sem-vergonhices para desviar a atenção. Cada vez que um petista abre a boca para falar do caso, só cai mais lama sobre o próprio partido e o seu governo.


Texto Anterior: Editoriais: XENOFOBIA EUROPÉIA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Desorientação patética
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.