São Paulo, quarta-feira, 18 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Desorientação patética

BRASÍLIA - É quase catastrófica a atuação do PT e do governo Lula na atual crise. Há erro de estratégia e tática. O principal e único coordenador político, José Dirceu, está abatido, enfraquecido. Abriu-se um vácuo. Ninguém teve competência nem coragem para preencher.
Um exemplo é uma pérola existente entre os argumentos contra uma CPI para o caso Waldomiro Diniz. Para o governo, não é necessário CPI, porque o fato ocorreu em 2002.
"Não foi apontada nenhuma irregularidade durante o atual governo", disse José Dirceu. Ainda não foi possível precisar de qual cabeça saiu esse raciocínio. O fato é que Dirceu o encampou. A indigência do argumento se dá por duas razões.
Primeiro, porque se aparecer algum indício de que Waldomiro Diniz aprontou em 2003 o Planalto estaria obrigado a apoiar uma CPI.
Segundo, a estratégia também é ruim porque os petistas no Congresso decidiram apoiar a CPI de Waldomiro somente se for possível ampliar a investigação para o financiamento de outras campanhas, inclusive as dos anos de FHC no Planalto.
Como assim? Não se deve investigar porque o caso é de 2002, mas, se houver CPI, deve-se voltar até o início da década de 90? Eis aí o pensamento helicoidal petista em estado puro.
Essa desorientação patética, até cínica na sua estrutura, ocorre porque prevalece nos últimos dias mais o pensamento petista, do partido, do que o do Palácio do Planalto. É um paradoxo que o principal atingido pelo escândalo, José Dirceu, seja exatamente o personagem que mais faça falta a Lula nesta crise.
Apesar desse "bate cabeças" dos governistas, ainda é improvável que uma CPI seja instalada. O governo tem um poder enorme de convencimento na base da fisiologia. O processo está em curso. Tem tudo para dar certo. Só fatores imponderáveis e intangíveis podem mudar esse rumo.


Texto Anterior: Madri - Clóvis Rossi: Chamem o Collor
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Lagoa adormecida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.