São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Somos todos iguais

BRASÍLIA - Depois dos dias de terror e pânico, leio que São Paulo voltou ao normal. A elite da cidade, que viveu seu dia de periferia, como bem registrou ontem Mônica Bergamo, deve estar respirando aliviada.
Vai poder circular pelas ruas sem medo, freqüentar novamente suas reuniões e festas, canceladas nos últimos dias por causa da guerra deflagrada pelo PCC.
Posso estar enganado, mas essa volta à "normalidade" não está tão normal assim para boa parte da população de São Paulo. Aquela que vive na periferia real da cidade.
Se antes ela estava com medo dos ataques desferidos pelo PCC, vitimando seus familiares que trabalham nas forças de segurança do Estado, hoje ela deve estar insegura com a atuação de policiais decididos a vingar os colegas mortos.
Essa onda, sabemos bem, pode sair de controle. Aí, muita gente inocente pode acabar morta pelas ruas de São Paulo. Isso já estaria, inclusive, acontecendo, segundo relatos, ainda não comprovados, coletados aqui e ali pelos jornalistas.
Cabe ao governador de São Paulo, Cláudio Lembo, evitar que isso se transforme numa escalada de terror -antes promovida por bandidos, agora sob o risco de ser liderada por alguns maus policiais, o que pode prejudicar a imagem da maioria.
O primeiro passo a ser dado é o da transparência. O governador deve exigir de seus subordinados a divulgação dos nomes de todos aqueles mais de 70 suspeitos mortos nos últimos dias pela polícia.
Caso contrário, o Estado estará fechando os olhos para o que pode ser uma prática totalmente reprovável, numa tentativa de esconder as suas próprias falhas na segurança pública -deixando livre a política de combater o terror com o terror.
Enfim, não é porque o pânico está de volta à periferia que as autoridades podem decretar o retorno à normalidade. Até a próxima crise.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: O paradigma para o PCC
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Fontes confiáveis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.