São Paulo, domingo, 18 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

CPMF
"Li com completo estarrecimento a manchete de ontem da Folha: "Governo quer criar uma nova CPMF". Na mesma Folha, na pág. A6, outra manchete: "Governo elevou gastos após perder CPMF". Falta competência a esse governo para pedir aumento de impostos, quando irresponsavelmente aumentou gastos em caráter definitivo sabendo que deveria fazer o contrário, e falta moral a esse Congresso para aprovar tal aumento. Precisamos ficar atentos para não sermos pegos de surpresa na calada da noite!"
JOSÉ VALTER MARTINS DE ALMEIDA (Panamby, SP)

Isabella
"É permitida a tortura no Brasil? Pois isto o que estão fazendo com o casal no caso Isabella Nardoni é tortura psíquica, moral e física, independentemente de eles serem culpados ou não. Esqueceram a Escola Base? Caso um deles ou os dois sejam julgados inocentes, como vão recuperar todos os seus direitos como cidadãos? E os filhos? Todo prejulgamento é absurdo. Nesta precondenação há muita responsabilidade da mídia e dos funcionários da Justiça afoitos em aparecer. Façam a lista e confiram quantos vão se candidatar nas próximas eleições!"
EDGARD BOTTINI (São Paulo, SP)

 

"Deve ficar preso antes do julgamento quem pode praticar infrações criminais, constranger testemunhas, mexer e fazer desaparecer provas ou fugir, diz o texto que condenou o casal Nardoni à prisão. Pelo que se sabe, o casal tentou esconder provas e enganar a polícia. Sua família ajudou a mascarar o crime e tem com arrogância desqualificado o trabalho dos peritos. Tudo leva a crer que, soltos, pressionariam as testemunhas, pois já mostraram que têm coragem para tanto. Caso fujam, os que os defendem aceitariam ficar na prisão no lugar deles?"
PEROLA SOARES ZAMBRANA (São Paulo, SP)

Saúde
"A respeito do editorial "Habilitação médica" (12/5), discordo da prova para habilitação. Um aluno de graduação em medicina custa, em média, R$ 25.000 ao ano. Custear 6 anos de curso a centenas de alunos (no caso das escolas públicas) para só após a conclusão submetê-los a um exame de habilitação seria jogar no lixo milhões de reais dos cofres públicos. Teremos em poucos anos milhares de profissionais diplomados e impedidos de trabalhar. Não há outra solução senão cortar o mal pela raiz, impedindo a formação deficiente nos ensinos básico e fundamental e evitar o ingresso desses alunos em faculdades de má qualidade pela extinção dessas vagas."
FABIANA ESPOSITO (Curitiba, PR)

Tribunal do Júri
"Sobre o assunto "Câmara acaba com 2º júri para pena a partir de 20 anos", gostaria de dizer que essa alteração não foi benéfica para a sociedade. Diferentemente do que ocorre com os julgamentos realizados pelo juiz togado, o qual é obrigado a motivar a condenação, referindo-se às provas que fundamentam a sua convicção, no Tribunal do Júri a condenação tem como exclusiva "motivação" a votação dos jurados que, além de leigos em direito, não têm que explicar por que estão condenando ou absolvendo. No caso do covarde assassinato da irmã Dorothy Stang, a absolvição do fazendeiro Vitalmiro em segundo júri, após condenado a 30 anos no primeiro, simplesmente demonstra que a sua condenação, por jurados leigos, não estava fundamentada em provas firmes e contundentes. Se realmente existissem, certamente a condenação teria sido reafirmada. Perde a democracia: aumentam as chances de erro judiciário."
ROBERTO DELMANTO JUNIOR (São Paulo, SP)

Cracolândia
"A farsa do fim da cracolândia em São Paulo continua. Em vez de reformar as ruas para presentear os especuladores imobiliários, o prefeito Gilberto Kassab devia se ocupar dos bairros do entorno que absorveram todo o horror resultante de mais uma irresponsabilidade do poder público. Que ninguém se engane: a cracolândia não acabou, continua firme e forte, e apenas se mudou para a casa do vizinho."
NELSON LUÍS BARBOSA (São Paulo, SP)

Empurrador
"Excelente essa idéia do Metrô de São Paulo de criar o "empurrador de passageiros". Com certeza o embarque e o desembarque nos trens ficarão mais rápidos. O Detran deveria copiar a idéia e criar os "empurradores de motoristas", que ficariam nos semáforos empurrando os carros das "tartarugas" quando o sinal abrisse. Já repararam como o pessoal demora para sair quando o sinal abre? E, quando sai, vai a 1 km/ hora, pouco se lixando para a imensa fila que ficou atrás. É de acabar com os nervos de qualquer um."
GILBERTO ASSAD (São Paulo, SP)

Índios
"As declarações preconceituosas e racistas do arrozeiro Paulo César Quartiero refletem exatamente a opinião da elite e de parte da grande imprensa. O prefeito quer que o general Augusto Heleno faça o mesmo que o general Custer fez nos EUA no século 19: quer todos os índios exterminados, pois, segundo ele, não querem "evoluir". A "Justiça" infelizmente mais uma vez mostrou estar pronta a manter a impunidade dos que têm o poder econômico e político nessas regiões."
JOÃO HUMBERTO VENTURINI (São Paulo, SP)

Educação
"O Índice de Desenvolvimento da Educação revela a calamitosa situação do ensino no Estado de São Paulo. Numa escala de 0 a 10, a rede estadual ficou com nota 2,5 no ensino fundamental, e 1,41 no médio. Sugiro que a Folha mergulhe no tema para esclarecer as razões de tal absurdo. Se o ensino fundamental fosse de responsabilidade do governo federal, quantas páginas e colunistas atacariam o problema?"
ANTONIO CARLOS GUEDES CHAVES (Campinas, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Leda Paulani e Airton Paschoa: Dizem os pais

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.