São Paulo, sexta-feira, 18 de junho de 2004

Próximo Texto | Índice

AMPLIAR O COMÉRCIO

Num cenário em que os fluxos comerciais entre economias emergentes vêm se dinamizando, foi lançada em São Paulo, na 11ª Conferência da Unctad (organismo da ONU voltado para o comércio e o desenvolvimento), uma promissora rodada de negociações envolvendo nações em desenvolvimento. O objetivo é reduzir tarifas e ampliar as perspectivas comerciais. Na prática, ressuscitou-se um acordo firmado por 44 países emergentes, em 1989, mas jamais implementado, que se chama Sistema Global de Preferências Comerciais (SGPC).
Os membros esperam, agora, contar com a adesão da China e da África do Sul, que não haviam assinado o acordo. O próximo passo será uma reunião do comitê negociador do SGPC, em novembro deste ano, em Genebra. Estima-se que os países envolvidos no acordo movimentem metade de todo o comércio entre as economias em desenvolvimento. Com o ingresso de China e África do Sul, e os esperados avanços na remoção de barreiras, o SGPC poderá se tornar um instrumento valioso na ampliação das relações comerciais do Brasil e de seus parceiros.
É crucial para a economia brasileira que o país aumente e confira mais qualidade à sua inserção no comércio mundial, não apenas para conquistar maior participação nessas transações, mas para gerar saldos comerciais expressivos. Com reconhecidos problemas de endividamento e vulnerabilidade externa, o Brasil não tem escolha: precisa continuar trabalhando para fortalecer seus mecanismos de defesa contra crises, buscando mais comércio, mais investimentos e mais reservas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem insistido numa "nova geografia comercial", na qual as economias emergentes deveriam adquirir mais relevo. Desde que, obviamente, não represente uma política excludente, que volte as costas a parceiros tradicionais, a visão do governo brasileiro é correta. O potencial de comércio entre países em desenvolvimento tem se revelado bastante promissor e está longe de se esgotar.


Próximo Texto: Editoriais: JOGO DE INTRIGAS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.