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JOÃO SAYAD
Frases curtas
Quem vai ganhar as eleições nos
Estados Unidos?
Até meteorologistas têm feito previsões eleitorais. Os últimos furacões
atingiram regiões eleitorais onde Bush
é favorito. Como o governo é culpado
de tudo ("piove, governo ladro"), os
furacões tirariam votos dos republicanos.
Por outro lado, o senador Kerry usa
argumentos muito complexos para a
campainha eleitoral. A propaganda
republicana mostra o senador Kerry
fazendo windsurf e mudando constantemente de direção. "Flip-flop" é a
palavra usada para desqualificar o
candidato. A tradução é difícil, mas o
significado é evidente quando se considera a onomatopéia.
Os republicanos afirmam que a plataforma política dos democratas é
apoiada por apenas 20% do eleitorado. O discurso complexo e "flip-flop"
seria apenas uma estratégia para disfarçar a proposta política e empurrar o
discurso democrata um pouco mais
para a direita.
Quando a distribuição de opiniões
no espectro político é normal (a maior
parte no centro e as partes menores à
direita e à esquerda), a melhor estratégia é conquistar os eleitores do centro
e não se preocupar com as minorias
dos extremos.
Numa estrada, por exemplo, onde a
instalação de postos de gasolina é livre
e a distribuição de tráfego, normal, o
primeiro posto de gasolina se instalaria exatamente no centro da estrada. O
segundo, bem próximo ao primeiro.
O terceiro, bem próximo ao segundo.
A concorrência preocupa-se com os
consumidores que têm possibilidades
de escolha, isto é, que estão perto do
primeiro posto. O centro fica congestionado de postos que competem entre si. Os clientes que precisam de gasolina no começo ou no fim da estrada
não são atendidos.
Quem vota na eleição presidencial
americana são os Estados, a partir da
preferência da maioria dos seus eleitores. Vence quem ganhar em maior número de Estados, e não quem tiver a
maioria dos votos totais.
Em países com dois partidos, ambos
tentam caminhar para o centro. Os
eleitores da esquerda e da direita não
têm para onde ir.
No Brasil, PT e PSDB estão cada vez
mais parecidos. Aumenta a estabilidade política do pais. A distribuição de
eleitores no espectro político é normal, apesar da imensa desigualdade
na distribuição de renda. A ausência
de um debate relevante sobre problemas reais do país perpetua as mesmas
políticas. Com o tempo, aumenta a
participação dos extremos. Um dia,
sem que ninguém perceba, a distribuição de eleitores se modifica, o centro
fica vazio e o país dividido e em crise.
As eleições não têm apresentado
candidatos que contraponham posições realmente diferentes. Os resultados são determinados pela estratégia
de comunicação. Os marqueteiros de
Kerry pedem que ele se expresse com
frases tão curtas que possam ser escritas no pára-choque de um caminhão.
João Sayad escreve às segundas-feiras nesta coluna.
jsayad@attglobal.net
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