São Paulo, segunda-feira, 18 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LULA VAI AOS EUA

O anúncio de que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, vai se encontrar com George W. Bush antes da posse não é propriamente uma surpresa. Não foi apenas a retórica antiamericana do petismo que foi bastante contida no período eleitoral. Dentro da linha de "Realpolitik" progressivamente adotada pelo grupo de Lula, uma aproximação com autoridades da Casa Branca e do Departamento de Estado foi encetada ainda na campanha.
Nomes importantes do PT viajaram aos Estados Unidos e lá se encontraram com autoridades graduadas do governo Bush. Uma missão considerada por alguns norte-americanos como um divisor de águas foi a do presidente do partido, José Dirceu. O deputado esteve reunido, na Casa Branca, com alguns dos mais importantes assessores econômicos do presidente americano. Também as articulações da embaixadora Donna Hrinak, em Brasília, e de seu antecessor Anthony Harrington funcionaram como um matiz para a visão inicial de Washington sobre o PT, na qual Lula não se distinguia de Fidel Castro e Hugo Chávez.
Foi sedimentado, portanto, o caminho para pelo menos um início de relacionamento entre Lula e Bush menos turbulento. É evidente que o histórico do PT, que num passado recente patrocinou um plebiscito contra a Alca e a favor da "denúncia" da dívida externa, não será apagado da memória dos americanos.
A despeito disso, permanecem os pontos de atrito na agenda bilateral -como as negociações da Alca e as ingerências unilateralistas dos EUA nos organismos multilaterais. O tempo dirá se o governo Luiz Inácio Lula da Silva logrará administrá-los de modo a preservar a firmeza na defesa dos interesses brasileiros (o que por vezes exige muito discernimento para não cair nas armadilhas da "simpatia" norte-americana), sem recair num antiamericanismo retórico e populista.



Texto Anterior: Editorias: RENDA E CIDADANIA
Próximo Texto: Editoriais: PESQUISA VULNERÁVEL


Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.