São Paulo, segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Canalhocracia
"Do "Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa", de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira: "Canalhocracia': s.f. - Sistema dos canalhas; a canalhice como princípio e ação. "Canalha': s.f. - Gente vil: adj. - Diz-se de, ou indivíduo sem pudor; infame; velhaco. Tais definições retratam, infelizmente, o comportamento do Congresso Nacional no episódio do aumento indecente (mais um) dos próprios vencimentos. Os atuais congressistas, verdadeiros canalhocratas, envergonham as duas Casas legislativas e o povo brasileiro. Concordo com a leitora Vera Lucia Cordeiro Abram ("Painel do Leitor", 16/12): eu também não mereço os políticos que poluem Brasília."
ELVIRO VALENTE MONTEIRO (Varginha, MG)
 

"Eu, um estudante da década de 70 e ex-membro da diretoria de reconstrução da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), eleito pelo voto direto dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, perdi horas convencendo os colegas universitários a obter uma carteirinha da UNE que seria assinada por Aldo Rebelo. Convenci vários deles.
Quero, hoje, pedir desculpas a todos os meus ex-colegas, pois sinto que estamos sendo traídos pelo ex-dirigente estudantil. Rebelo parecia defender idéias para a redução das desigualdades, porém, ao exercer o terceiro cargo mais alto da nação perdeu, neste último Natal de sua atual gestão, seus princípios e passou a defender os interesses apenas dos seus colegas parlamentares.
O deputado Aldo Rebelo, com seus colegas, pôs a mão no suado tributo que vem do bolso do povo brasileiro e virou as costas para todos nós. Teria a UNE de hoje, eleita pelo voto indireto, forças para barrar essa vergonha?"
KLEBER CARLOS RIBEIRO PINTO , professor da Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, MG)

Sanfoneiros de luto
"Para os amantes da música brasileira, Sivuca vai fazer muita falta. Aliás, neste ano que se vai, especificamente referindo-se à sanfona brasileira, nós já havíamos perdido o harmonioso Robertinho do Acordeon e o "Rei da Quadrilha Junina", Mario Zan. Agora foi-se o mestre e erudito Sivuca. Perdemos a sua presença, porém as suas músicas jamais serão esquecidas.
Agora esse trio maravilhoso que partiu vai se encontrar com o "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, com a sua sanfona branca, e com seu pai, Januário, com a sua "oito baixos", para formar uma orquestra literalmente além da imaginação."
MARCELO MONTEIRO DE BARROS (São José dos Campos, SP)

Justiça
"A propósito do artigo "O descontrole do Judiciário" ("Tendências/ Debates", 14/12), cumpre esclarecer que são inverídicas as afirmações atinentes à atuação da Corregedoria Nacional de Justiça. Mais da metade dos processos recebidos no Conselho Nacional de Justiça teve como destino a Corregedoria, que recebeu 1.513 processos, dos quais 882 já foram solucionados e 631 estão em tramitação. Os arquivamentos referem-se a casos em que o processo judicial alcançou sua finalidade ou se pretendia a reforma de decisão judicial desfavorável, o que não é possível por meio de procedimento disciplinar. Existem em tramitação no CNJ processos disciplinares e sindicâncias resultantes da atuação da Corregedoria Nacional de Justiça.
Há diversos processos em que se fixou prazo às respectivas Corregedorias de Justiça para apuração dos fatos, visto que a competência disciplinar do CNJ deve ser exercida sem prejuízo da competência disciplinar desses órgãos.
Casos há em que, após a atuação da Corregedoria Nacional, a punição foi imposta pelo tribunal respectivo ou em que magistrados, antecipando-se ao desfecho da investigação, requereram aposentadoria, o que encerra a investigação disciplinar, mas não impede a apuração de responsabilidade penal pelos órgãos competentes.
Centenas de informações foram requisitadas, em diligências de investigação preliminar, para apuração da consistência das imputações. Todos os procedimentos de competência da Corregedoria Nacional ou foram solucionados ou estão em andamento. Não existem feitos paralisados.
Os procedimentos disciplinares são sigilosos, mas as decisões de arquivamento são publicadas no "Diário da Justiça", e delas o interessado pode recorrer. Registre-se que, dessas decisões, apenas 4% foram objeto de recursos, todos improvidos pelo plenário do CNJ, que manteve as decisões."
ANTÔNIO DE PÁDUA RIBEIRO , ministro do STJ, corregedor nacional de Justiça (Brasília, DF)

Novela
"Em relação às notas "Revoada 1" e "Revoada 2" (coluna "Outro Canal", Ilustrada, 10/12), informo que não houve nenhuma solicitação por parte da atriz Amandha Lee para que "Betinha" -personagem que ela interpreta na trama e que caiu no gosto popular- morresse.
Amandha, um dos jovens talentos da emissora, é atriz há anos e participou de importantes produções da Rede Globo de Televisão, além de integrar recentemente o elenco da comédia "Minha Vida de Solteiro", de Neil Simon, um dos clássicos da comédia mundial que fez enorme sucesso na temporada em São Paulo e no Rio de Janeiro, sempre com casa lotada.
Pela sua trajetória profissional, Amandha não necessita se "esforçar para convencer como atriz". Prova disso é que a atriz acaba de ter seu contrato renovado com a Rede Record de Televisão por mais quatro anos devido ao seu desempenho na novela."
ROBERTO RODRIGUES , assessor de imprensa de Amandha Lee (São Paulo, SP)

 

"Li, surpresa, as notas "Revoada 1" e "Revoada 2" e informo o que segue.
1) Estou muito satisfeita com o trabalho na novela "Bicho no Mato", com a emissora e com a resposta de público que a novela tem apresentado.
2) Meu contrato é de longo prazo e não termina com a novela.
3) Nunca deixei um trabalho pela metade e jamais faria isso. 4) Não sei se minha personagem morre antes do final da novela, pois recebemos os capítulos com apenas alguma antecedência em relação aos capítulos que estão indo ao ar. Mas, se isso acontecer, não será por pedido meu."
DENISE DEL VECCHIO (São Paulo, SP)

Boas-festas
"A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Cecilia e Abram Szajman (São Paulo, SP); Carlos Eduardo Lins da Silva, Patri Relações Governamentais e Políticas Públicas Ltda. (São Paulo, SP); Alexandre Dias, diretor do Grupo Internacional (Guarulhos, SP); Luiz Eduardo Cerqueira Magalhães (São Paulo, SP); Printec Comunicação (São Paulo, SP); Center Norte (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Cassio Xavier de Mendonça Júnior, Angelo João Stopiglia e Maria Lúcia Zaidan Dagli: Defesa da experimentação ética com animais

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.