São Paulo, terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

CPMF
"A Folha realmente é democrática. Permitir que o senhor Jorge Luís Breder tenha espaço para imprimir sua fúria petista em suas páginas é a prova disso. Primeiro ele se acha todo importante, com a frase "o Brasil não merece vocês", oferecida aos editores da Folha. Depois vem com essa conversa de "elite egoísta e insensível contra o povo pobre e vulnerável". O senhor Breder deveria ver que a elite são eles, os petistas. Afinal, não estão no "puder'? Então parem com essa conversa fiada e ajam! Com a derrama de impostos que se paga, esse governo quer arrecadar mais só para gastar mais -e perdulariamente, como já faz. O "basta" foi dado."
JOSÉ GERALDO BARBOSA DUARTE JÚNIOR (São Paulo, SP)
 

"A carta de Jorge Luís Breder é perfeita, e a resposta da Folha apenas dá mais razão a ele ("Painel do Leitor", 16/12). Aumento de salário de servidores e do salário mínimo já tiveram crescimento expressivo nos últimos anos? E os ganhos da Fiesp e dos rentistas? A decisão do Senado, na quinta, e o editorial da Folha, na sexta, são realmente o retrato acabado de uma elite egoísta e insensível em relação aos mais vulneráveis."
ROGÉRIO FERRAZ ALENCAR (Fortaleza, CE)

Bolívia em SP
"Excelente a reportagem de Antônio Gaudério sobre os bolivianos que são escravizados e explorados sem dó na cidade de São Paulo ("17 horas de trabalho por casa e comida", Dinheiro, 16/12). Parabéns à Folha e ao jornalista pelo texto. Isso sim é jornalismo."
GUILHERME FREITAS , jornalista (São Paulo, SP)

Carne
"Em relação à reportagem "Produtor de carne vê "protecionismo" da UE" (Dinheiro, 15/12), gostaria de esclarecer que a declaração correta do presidente da Abiec, Marcus Vinicius Pratini de Moraes, é o contrário do que foi publicado. Ao conceder entrevista à Folha, o ex-ministro ressaltou que o efeito cascata não preocupa o setor exportador, pois, no passado, dois episódios (vaca louca, em 2001, e o foco de aftosa em Mato Grosso do Sul, em 2005) não afetaram significativamente a exportação de carnes do Brasil, país hoje líder mundial. Em 2001, quando houve o episódio da vaca louca, o Brasil exportava US$ 1 bilhão. Para 2007, a Abiec está prevendo receita cambial de US$ 4,5 bilhões, o que reflete a competitividade e a crescente aceitação da carne brasileira no mercado mundial. Hoje o Brasil exporta para mais de 180 países."
MIGUEL BUENO , assessor de imprensa da Associação das Indústrias Exportadoras de Carne (São Paulo, SP)


"Excelente artigo "Fé do bilhão" (Opinião, 17/12), de Fernando de Barros e Silva. Ele demonstrou com propriedade o verdadeiro balcão de negócios em que se transformou a fé pregada nas igrejas neopentecostais, notadamente nas igrejas do senhor Edir Macedo. Ali, tudo tem o seu preço, e milhões de fiéis que não são tão inocentes assim têm buscado a "sorte grande" por meio de campanhas que exigem um "sacrifício" que irá bater nas portas do céu e "colocar Deus contra a parede", no dizer do próprio bispo. É preciso muito boa vontade para chamar isso de religião. Sinto-me envergonhado."
DANIEL ROCHA , pastor evangélico (Caieiras, SP)

São Francisco
"Lamento ter que discordar do ilustre professor Nilson Campos quando afirma que é preciso uma fonte externa segura para levar água para cidades médias e grandes do Ceará e do semi-árido de uma maneira geral ("Transposição é necessária para o Brasil", Brasil, pág. A16, 15/ 12). As informações contidas no próprio projeto de transposição e nos planos estaduais de recursos hídricos mostram que existe água segura (vazões firmes, 100% garantidas) em todas as bacias receptoras da transposição para o abastecimento não apenas de cidades médias e grandes mas também daquelas de pequeno porte. Louvem-se, contudo, as declarações do professor quando reconhece que o projeto não resolve o problema da seca e do abastecimento da população rural difusa, embora o projeto use isso como justificativa para sua criação e execução."
JOSÉ DO PATROCÍNIO TOMAZ ALBUQUERQUE (João Pessoa, PB)

Medicina
"Recente reportagem mostrou que o exame do Conselho Regional de Medicina em São Paulo teve 56% de reprovação. Isso é o resultado direto da falta de valorização do profissional competente e da proliferação indecente de novas escolas médicas, que não têm condição nenhuma de formar um médico miseravelmente preparado. Enquanto os talentos são desperdiçados, os incompetentes florescem. Aliás, essa é a política dos planos de saúde e do governo, que rejeita os competentes, pois com estes não há falcatruas -e não se consegue economia a qualquer custo. Enquanto tudo isso não se modificar, não haverá esperança. Deveria ser divulgado um ranking das escolas que não preparam adequadamente seus alunos."
LUIZ FERNANDO PINHEIRO FRANCO , presidente de Honra do Capítulo de S. Paulo da Academia Brasileira de Neurocirurgia (São Paulo, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Tati Simões e Patrícia Curvêllo, The Leading Hotels of the World (São Paulo, SP); Rodrigo Capella (São Paulo, SP); Aristides Giusti e Lais Vieira Giusti (São Paulo, SP); Carlos Eduardo Torres Rubi (Lins, SP); Euflásio Girotto (Marília, SP); Air Canada (São Paulo, SP); Lapinha Clínica Spa Naturalista (São Paulo, SP); Marriott International (São Paulo, SP); Avis (São Paulo, SP); Arte Consultoria e Treinamento Ltda. (Alfenas, MG); Mebuki Ind. Com. e Exportação Ltda. (Guarulhos, SP); Cesta Nobre (São Paulo, SP); Koletus Transportadora e Coletora de Resíduos Ltda. (São Paulo, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Texto Anterior: Arnaldo Niskier: Viva o Quirguistão
Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.