São Paulo, segunda-feira, 19 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

80 anos da Folha
"Lamento não ter podido comparecer, como era do meu desejo, à solenidade comemorativa dos 80 anos da Folha, jornal que bem expressa a vitalidade e o dinamismo da imprensa brasileira. A sua história se enlaça com a própria história do Brasil e, portanto, a leitura da Folha é imprescindível para a análise e a compreensão da vida nacional. Peço estender os cumprimentos ao seu filho, jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha, e, por seu intermédio, aos editores, jornalistas, funcionários e a todos os que integram essa conceituada empresa."
Marco Maciel, vice-presidente da República (Brasília, DF)

"Estando em Roma, para as cerimônias em que João Paulo 2º criará novos cardeais, entre os quais quis benevolamente me incluir, lamento não ter podido participar do ato multirreligioso em que a Folha comemorou seus 80 anos. Quero parabenizar efusivamente esse que, sendo um dos maiores jornais do país e desta nossa querida São Paulo, distingue-se pela qualidade, independência e espírito crítico, com um jornalismo feito com muito profissionalismo. Desejo-lhes um futuro pleno de êxitos. Que Deus abençoe sua trajetória!"
D. Cláudio Hummes, arcebispo metropolitano de São Paulo (São Paulo, SP)

"Ao longo desses 80 anos, a Folha tem cumprido com destaque a função de informar várias gerações de brasileiros sobre os principais acontecimentos e as grandes transformações ocorridas nesse período. Vem contribuindo para a conquista e o fortalecimento da democracia, com a permanente defesa da transparência nas instituições e do exercício da crítica e da autocrítica." Parabéns e longa vida à Folha."
Olívio Dutra, governador do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS)

"Em nome da CNBB e em meu nome pessoal, apresento sinceras congratulações pelos 80 anos desse conceituado veículo de comunicação. Por oportuno, faço referência também à expressão do papa João Paulo 2º, consignada na mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações, a ser comemorado em 27/5: "Os "mass media" de todos os tipos podem desempenhar um papel essencial na evangelização direta e na transmissão, aos novos, das verdades e dos valores que salvaguardam e enobrecem a dignidade humana". Peço a Deus, o primeiro comunicador, que abençoe os leitores da Folha e todos aqueles que trabalham nesse prestigioso veículo de comunicação."
D. Raymundo Damasceno Assis, secretário-geral da CNBB -Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Brasília, DF)

"Manifesto minhas congratulações pela justa comemoração."
Garibaldi Alves Filho, governador do Rio Grande do Norte (Natal, RN)

"Queremos parabenizar a todos os que trabalham nesse conceituado matutino, cuja atuação tem levado a informação correta, no momento certo, aos leitores que têm o privilégio de compulsá-lo diariamente."
José de Abreu Bianco, governador de Rondônia (Porto Velho, RO)

"Ao longo de quatro gerações, a Folha escreveu uma história de grandes lutas e também de grandes vitórias. Desejo, portanto, que essa trajetória se mante- nha por muitas outras gerações futuras."
Alcides Tápias, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Brasília, DF)

"Parabéns pelos 80 anos de fundação da Folha."
Waldeck Ornélas, ministro da Previdência e Assistência Social (Brasília, DF)

"Transmita a todos os integrantes desse órgão, na oportunidade de data tão significativa, meu cumprimento."
Alberto Mendes Cardoso, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (Brasília, DF)

"Votos de continuado sucesso, reiterando o reconhecimento e a admiração pelo trabalho desenvolvido em defesa da liberdade de informação e da democracia brasileira."
Cesar Maia, prefeito do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ)

"Grande parte do regime republicano, ou seja, da democracia, deve-se ao concurso que lhe deu a Folha, em consonância com outras publicações. E imensa é a dívida que o país tem com a cultura que a Folha lhe vem proporcionando, em vários aspectos, ao longo do tempo. A boa imprensa é sinal de grandeza e soberania respeitada."
Fernando Segismundo, presidente da ABI -Associação Brasileira de Imprensa (Rio de Janeiro, RJ)

"Como leitor, desde criança, da "Folha da Manhã" e da "Folha da Tarde" e fiel colunista da Folha, teria gostado imensamente de festejar esse significativo aniversário. Infelizmente, obrigações profissionais me prendem a Genebra. Desejo congratular-me com Octavio Frias de Oliveira e com todos os companheiros que fazem da Folha um padrão de jornalismo cada vez mais influente e admirado."
Rubens Ricupero, secretário-geral da Unctad -Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Genebra, Suíça)

"Queira aceitar meus sentimentos de profundo respeito e admiração por essa instituição, que, há 80 anos, é exemplo de luta pela democracia em nosso país."
Paulo Tarso Flecha de Lima, embaixador do Brasil na Itália (Roma, Itália)

"Quero expressar os mais sinceros cumprimentos a esse importante órgão de imprensa, sujeito de uma longa história de resistência na luta pela democracia em nosso país e instrumento de prestação de serviços à cidadania."
Rose Neubauer, secretária da Educação do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

"Em nome da diretoria da Anfavea, associamo-nos às comemorações do 80º aniversário da Folha. Nossos cumprimentos a todos os profissionais dessa publicação que honra as tradições jornalísticas de permanente defesa das instituições democráticas do país."
José Carlos da Silveira Pinheiro Neto, presidente da Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (São Paulo, SP)

"A Folha é uma referência em seu ramo e um dos principais atores da democracia brasileira."
Gustavo Franco, economista (Rio de Janeiro, RJ)


Texto Anterior: Octavio Bueno Magano: As polêmicas da previdência complementar

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.