São Paulo, quinta-feira, 19 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

De vencidos e generosidade

QUÉBEC - Não lembro quem foi que disse "Deus dê longa vida a meus inimigos para que vejam de pé a minha vitória".
Mas a frase não me saía da cabeça durante o café da manhã de ontem no hotel. É que a sala estava tomada por participantes da Cúpula dos Povos, o evento paralelo (e adversário) à Cúpula das Américas, a reunião dos 34 governantes da região, ausente apenas Fidel Castro.
É que parece evidente que Deus deu longa vida a muitos dos homens e mulheres da cúpula paralela, apenas para que vissem de pé a vitória de seus inimigos.
Seus rostos enrugados, seus cabelos já idos ou embranquecidos denunciam veteranos de muitas lutas. Certamente alguns deles estiveram nas barricadas de 1968 em algum lugar do mundo, quando era natural dizer: "Seja razoável, peça o impossível".
Hoje, são obrigados a conviver com a tal utopia do possível, a quintessência da mediocridade.
Havia também jovens, que eu via em preto-e-branco, porque de roupas e cabelos de 30 anos atrás, como que saídos de uma manifestação qualquer do passado. Até o cântico ouvido anteontem nas ruas de Québec tinha sabor retrô. Proclamava, em francês, que "le peuple, uni, ne sera jamais vaincu".
Importa realmente que o tal de povo nunca se uniu de fato e que foi, sim, vencido, escandalosamente vencido?
Ou importa mais que, rugas e calvície à parte, essa gente ainda encontra ânimo para dizer que "outro mundo é possível"?
É verdade que nem eles próprios sabem direito que "outro mundo" seria esse nem eu tenho lá muita convicção de que de fato ele seja possível, por muito necessário que seja.
Só sei que não viverei o suficiente para vê-los perder de novo ou, enfim, ganhar. Mas acho que merecem uma chance. Não porque sejam melhores que os da outra Cúpula, mas porque são mais generosos.


Texto Anterior: Editoriais: ALCA SEM CONCESSÕES

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: Um sonho?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.