São Paulo, quarta-feira, 19 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Má notícia para Lula

BRASÍLIA - É uma péssima notícia para Lula o fracasso iminente das negociações entre o PT e o PL. Os dois partidos anunciarão hoje, oficialmente, o resultado das conversas que já duram meses.
É quase impossível sair uma composição em que Lula seja o candidato a presidente e o senador José Alencar (PL-MG) ocupe a vaga de vice.
Sem fazer juízo de valor a respeito da qualidade política da aliança PT-PL, a sua inviabilidade tem efeito eleitoral negativo para a campanha presidencial petista. Por, pelo menos, três razões principais.
A primeira delas é que o PT continuará com a pecha de representar apenas a si próprio. Lula estará secundado por partidos de menor relevância, como o PC do B.
A segunda consequência negativa para o PT ao perder o PL é que Lula estará enfraquecido no segundo maior colégio eleitoral do país, que é Minas Gerais. Não que o senador José Alencar seja essa potência de votos, mas é um empresário respeitado e daria alento à campanha petista entre os eleitores mineiros.
Finalmente, o terceiro efeito negativo de o PT não se aliar formalmente ao PL é a incapacidade de Lula criar fatos de repercussão nacional nesta fase da campanha.
O anúncio de um candidato a vice-presidente empresário seria quase uma revolução em se tratando do PT. Uma espécie de ponto de equilíbrio da chapa rumo a uma aceitação maior do "establishment".
É claro que José Alencar dirá que apóia Lula. Mas não é a mesma coisa. Para início de conversa, o tempo de TV do PL não será usado pelo PT na campanha eleitoral.
Se se confirmar mesmo o fracasso na aliança formal PT-PL, restará a Lula se manter à frente apenas com o discurso já conhecido. A julgar pelas últimas pesquisas, não será fácil.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Milionários e miseráveis
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Um saco!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.