São Paulo, sexta, 19 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inconfidência mineira

ANTONIO CARLOS DE FARIA

Rio de Janeiro - Itamar e Ciro Gomes agendaram um encontro para este final de semana no Rio. Novamente os cariocas recuperarão um pouco do perdido charme de viver próximos ao centro da conspiração política do país.
Embora deva resultar em quase nada prático, o encontro tem em si muito de simbólico. Não poderia acontecer em lugar mais apropriado do que numa cidade que tem a tradição de apoiar alternativas de oposição ao poder.
Esse espaço criado pelos cariocas está vazio. Desde que se desencantaram com o governo Brizola, os moradores do Rio passaram a procurar soluções pragmáticas e não se seduziram por mais nenhuma liderança que tivesse o carisma messiânico.
Marcello Alencar e César Maia são opções do mesmo naipe num baralho de opções limitadas. Egressos do grupo brizolista, tentaram galvanizar a energia efluente dos últimos estertores do populismo. Ambos tiveram que procurar outros caminhos, diante do final daquele cadáver andante, e acabaram por se encontrar no mesmo destino. Apresentam-se como administradores competentes, longe de qualquer ideologia.
O PT nunca conseguiu uma implantação definitiva no Rio, e nas últimas eleições o próprio partido tratou de solapar a candidatura viável de Chico Alencar.
Agora, para consolidar sua vocação para o fracasso, os petistas trabalham com antecedência uma união eleitoral com o que sobrou do PDT. Nem os últimos pedetistas andam acreditando no que estão vendo.
No plano nacional, o Rio rechaçou Collor na eleição e foi o primeiro local onde surgiram manifestações populares pela sua queda. FHC teve aqui uma vitória sem brilho ou entusiasmos de militância.
O mineiro Itamar e o ex-governador do Ceará não parecem talhados para despertar a paixão dos cariocas pela contestação. Mas, pelo menos por alguns dias, souberam escolher muito bem o cenário para suas inconfidências de hora marcada.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.