UOL




São Paulo, domingo, 19 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Tese de mestrado

RIO DE JANEIRO - Uma caneta divide-se em três partes: a tampa, a pena e a caneta propriamente dita. A tampa serve para tampar a caneta e proteger a pena. A pena é a variante das antigas penas de ganso que os antigos usavam para escrever, mas, em alguns casos, é substituída por pequenina esfera, daí que o nome delas passou a ser "esferográfica".
A caneta propriamente dita é o corpo principal dela, onde se colocam os cartuchos com tinta em massa, no caso das esferográficas, ou onde fica o depósito que armazena a tinta líquida, bombeada por pequena alavanca lateral ou por uma espécie de conta-gotas de borracha nos modelos mais antigos.
A finalidade da caneta é escrever. Apesar dos computadores e editores de texto de que hoje dispomos, ainda se usa a caneta para assinar nomeações de ministros e assessores, liberar verbas para os municípios que adotaram o Fome Zero, assinar lista de presença nas missas de sétimo dia.
Um rei em desespero queria trocar seu reino por um cavalo: "A horse! A horse!". Em idêntica situação, um rei de hoje pediria uma caneta, variando a língua de acordo com o reino.
Nada mais desolador do que um rei sem cavalo e sem caneta. Definida a caneta, é necessário definir um cavalo. Trata-se de um animal com cabeça, tronco e membros, e só difere do homem, que é um animal bípede, porque é um quadrúpede (*). Não deve ser confundido com cavalo-vapor, mais conhecido pela sigla HP (**). E muito menos com cavalgadura, que é outra coisa.
(*) Quadrúpede é o animal que tem quatro pés ou patas (apud Aurélio, in "Novo Dicionário da Língua Portuguesa").
(**) Em inglês: "horse power".
Nota: Este trabalho não teria sido possível sem a ajuda do corpo docente da UJG e, em especial, de Catarina, minha esposa, que me ajudou com seus esclarecimentos.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: À saúde o que é da saúde
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Uma lição a ser observada e aprendida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.