São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Uma foto e um fato

RIO DE JANEIRO - Acho que não deveria escrever esta crônica. Mas como resistir à foto de Lula fotografando Fidel Castro e Fidel Castro fotografando Lula? Taí: sempre ouvi dizer que uma imagem vale dez mil palavras, pode valer muito mais e muito menos. Refiro-me ao ditado latino "asinus asinum fricat". Um burro coça outro burro.
Peraí. Se há dois caras que podem ser tudo, menos burros, tanto Fidel como Lula estão acima de qualquer suspeita. Embora não admire suas idéias e os métodos políticos que praticam, tenho uma admiração pela pessoa física de ambos, não apenas por suas qualidades pessoais mas por seus defeitos.
Estava em Cuba quando, num momento de crise, dos muitos que atravessava, Fidel parou tudo e foi torcer pelo seu time de beisebol. Que perdeu feio para um adversário tradicional. Fidel entrou em depressão, cancelou compromissos e foi curtir a cara inchada como qualquer torcedor, ninguém podia se aproximar dele. Lula até que tem mais qualidades do que Fidel no aspecto humano. É um ótimo sujeito para se bater um papo sobre futebol, mulheres, comidas e bebidas, músicas de churrascaria, fofocas genéricas sobre a vida alheia.
Pena que os dois tenham se dedicado à salvação não da lavoura, mas da pátria. Neste particular, não contam com a minha bênção, que, aliás, não faz falta a ninguém, muito menos a eles, que terão um lugar garantido na história da humanidade, que também não conta com a minha inútil e desmoralizada bênção.
Gostei de ver a foto dos dois se fotografando. Com um pouco de treino, Lula poderá se tornar um razoável paparazzo. Gosta do ofício, sempre que pode pede uma máquina emprestada para fotografar alguma coisa.
Fidel tem idade e já não tem mais saúde para mudar de profissão.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Perguntar não ofende
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Atenção constante!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.