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MELCHIADES FILHO
Pane elétrica
BRASÍLIA - O estica-e-puxa em
torno das nomeações para o setor
elétrico não deve ser visto apenas
como um evento do fisiologismo.
O Planalto já deixou claro que o
catálogo apelidado de PAC é a prioridade do segundo mandato. Quase
só tratou dele no discurso de abertura do ano legislativo -reforma
política, tributária e outros "grandes temas" de suposto interesse do
Executivo nem citados foram.
Na avaliação oficial, as obras do
PAC ajudarão a agitar o mercado
interno, a manter "otimista" a iniciativa privada e a imunizar a economia contra a incerteza global. De
quebra, haverá o empurrãozinho
eleitoral em outubro, uma vez que
toda inauguração levará o carimbo
do programa federal.
Esse roteiro, contudo, sofreu um
revés em dezembro. Com a extinção da CPMF, o governo foi forçado
a refazer os cálculos. Para preservar
o PAC na íntegra, optou por congelar os demais investimentos.
A margem de manobra dos ministérios despencou da noite para o
dia. Verbas de cada pasta foram
contingenciadas -ou, se relativas a
projetos do PAC, "confiscadas" pelo
QG que gerencia o programa.
O poder de decidir os gastos -e,
portanto, de fazer política por meio
da administração pública- foi todo
concentrado na Casa Civil.
Finalmente compreendeu-se o
que a ministra Dilma Rousseff queria dizer com o conceito de "transversalidade": só ela manda pagar,
Guido Mantega paga, e os colegas
de governo bebem o cafezinho.
De mãos atadas, os ministros hoje enfrentam a fúria de seus próprios partidos. Márcio Fortes (Cidades) e Reinhold Stephanes (Agricultura), por exemplo, são execrados em público pelas bancadas do
PP e do PMDB, respectivamente.
Os mais adaptáveis e safos enxergaram uma saída. Aferram-se como
podem aos cargos que ainda possuem alguma autonomia orçamentária. Petrobras, Eletrobrás, Furnas, Eletronorte, Eletrosul.
mfilho@folhasp.com.br
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