São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A TEIMOSIA DE MARTA

A prefeita de São Paulo e candidata à reeleição, Marta Suplicy, tem resistido firmemente aos apelos para que abra mão de indicar seu candidato a vice-prefeito. Marta é irredutível quanto ao nome de Rui Falcão, atual secretário de Governo da prefeitura. O aferro da prefeita é tal que nem mesmo os pedidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguem demovê-la da fixação em montar uma chapa "puro-sangue" -ou seja, inteiramente petista.
A insistência da prefeita em indicar seu vice preocupa e irrita a cúpula do partido, que gostaria de se compor com o PMDB de São Paulo, aquinhoando apoio da legenda, aumentando significativamente o tempo de propaganda gratuita na televisão e evitando um possível entendimento entre José Serra e Michel Temer, pré-candidato peemedebista. Sem a indicação do próprio Temer para o cargo de vice, seria praticamente impossível selar essa composição.
Que razões teria a prefeita para persistir com tanta insistência na defesa de Rui Falcão, inviabilizando a aliança almejada pelo próprio Lula? Elementar: Marta pensa em concorrer ao governo do Estado em 2006. Para isso, caso vença o pleito, ela teria que abandonar a prefeitura dois anos antes do final do mandato. Diante dessa possibilidade, não valeria a pena correr o risco de entregar a gestão da maior cidade do país ao PMDB. Melhor que assuma um vice petista, que, além disso, goza da confiança da prefeita.
Teimosia à parte, a disputa acerca da candidatura a vice revela aspectos interessantes das relações internas do PT. A resistência da prefeita é sinal de que ela vai exercendo domínio e liderança tais no PT regional que se sente forte o bastante para se indispor com o presidente e a direção nacional do partido na defesa de suas ambições eleitorais. O lamentável é que, nesse embate, a prefeitura paulistana torne-se apenas um trampolim para o governo estadual.


Texto Anterior: Editoriais: LULA FALA, PALOCCI CORTA
Próximo Texto: Bruxelas - Clóvis Rossi: Mais que branco ou preto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.