São Paulo, terça-feira, 20 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Imagens do nosso tempo

RIO DE JANEIRO - Nos últimos dias, o problema da violência foi tema principal de mídia, nobreza, clero e povo. Daí me veio a vontade de lembrar três imagens de não-violência, imagens de nosso tempo, de três líderes de nacionalidades e religiões diferentes.
A primeira delas, em ordem cronológica, seria a de Gandhi, que lutou pela causa da independência do seu país. Recusou e condenou a violência sob qualquer forma. Quando milhões de indianos, sob sua inspiração e comando, andaram léguas em busca do mar a fim de extrair o sal que o colonizador inglês lhes negava, Gandhi dava um exemplo ideológico e pragmático de como se podia lutar contra a opressão sem oprimir o inimigo.
Outro exemplo com o mesmo sentido foi dado por Martin Luther King. Enquanto as minorias negras nos Estados Unidos se dividiam entre a submissão humilhante, do tipo Cabana do Pai Tomás, e a guerrilha valendo tudo contra a discriminação racial, o pastor dos pastores conseguiu, com o poder, a magia de sua palavra, de seu carisma pessoal, impor a não-violência contra a violência. Tombou assassinado, mas a sociedade americana foi obrigada a reconhecer os direitos civis dos negros.
O último exemplo, mais pessoal, foi o de João Paulo 2º, indo visitar na prisão o turco que quase o matou. A foto do encontro é comovente. O papa, ícone branco, ainda sem os estragos do tempo que tanto o mutilaram, abraça o homem que atirou contra ele. O turco não o matou, é certo, mas dividiu dramaticamente em duas a vida do papa. Após o atentado, a saúde de Karol Wojtyla entrou em dramático declínio, com uma sucessão de quedas, cirurgias e doenças.
Gandhi, Martin Luther King e João Paulo 2º são exemplos de não-violência num tempo em que a violência, na medida em que é tão exaltada, tanto nos maltrata e causa novas vítimas.



Texto Anterior: Brasília - Valdo Cruz: Sonho deles, pesadelo nosso
Próximo Texto: Ariano Suassuna: Cultura e televisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.