São Paulo, terça-feira, 20 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DECADÊNCIA DE ARAFAT

Iasser Arafat é um sobrevivente. Por diversas vezes, quando a situação parecia tão grave que poucos arriscariam apostar um vintém em sua sobrevivência política e mesmo física, ele acabou descobrindo uma saída. Agora, mais uma vez, o líder palestino se encontra diante de sérios problemas. Diferentemente de várias das outras ocasiões, contudo, as adversidades não lhe são impostas por seus inimigos, mas por seus aliados. Violentos protestos em Gaza contestam a sua própria autoridade.
As manifestações, em grande parte promovidas por grupos de jovens militantes ligados ao Fatah, o movimento político de Arafat, reclamam o fim da corrupção e do nepotismo. O alvo imediato da rebelião é Moussa Arafat, primo do dirigente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), nomeado no sábado para chefiar os serviços de segurança em Gaza. Moussa é, para a nova geração, a personificação da venalidade e do favoritismo que ela pretende combater.
Tentando contornar a situação, agravada ainda pela renúncia do primeiro-ministro Ahmed Korei, Arafat indicou ontem o general-de-brigada Abdel Razek Majaide para ocupar um posto superior ao de seu primo Moussa Arafat. É cedo para saber se a manobra vai conter os ânimos. Korei já deu indicações de que poderá rever seu pedido de demissão, mas ainda não o disse explicitamente.
Há sérias dúvidas quanto à capacidade de Arafat, decadente e fisicamente enfraquecido, de enfrentar mais esse desafio. Após dez anos, sua administração ficou marcada pela corrupção e o nepotismo, agravados pela repressão israelense e a desesperança com o futuro.
Numa situação ideal, o líder da ANP orquestraria sua própria sucessão. Nomearia um primeiro-ministro e lhe transferiria poderes reais, para que pudesse retomar as negociações de paz com Israel. Infelizmente, essa transferência de poder não parece estar nos planos de Arafat -cuja herança política poderá ser objeto de uma sangrenta guerra civil.


Texto Anterior: Editoriais: HERANÇA CUSTOSA
Próximo Texto: Editoriais: CLUBE DA CIÊNCIA

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.