São Paulo, quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Metrô
"Houve um erro de 80 cm no encontro de dois túneis da linha 4 do metrô paulistano. Esse erro é muito grave e vem se juntar a outros, que já causaram até mortes.
Vendo a dimensão do desabamento na futura estação Pinheiros, a interdição da rua dos Pinheiros e a morte de operário na estação Oscar Freire, além de procedimentos que se chocam com as normas da ABNT na futura estação Fradique Coutinho, está claro que, ou os métodos utilizados são incorretos, ou o prazo é político (muito curto) ou os engenheiros responsáveis são incompetentes ou mal preparados.
Ou pior: estão fazendo economia à custa de vidas humanas."
ALVARO TADEU SILVA (São Paulo, SP)

Juros e pobreza
"Claro que é importante sabermos que os EUA reduziram os juros e animaram as Bolsas, como informou ontem a Primeira Página desta Folha. No entanto, a notícia que me parece mais importante é a redução significativa da pobreza em nosso país.
Enquanto a notícia de que investidores da Bolsa terão melhores rendimentos foi a manchete, a informação sobre 6 milhões de pessoas que deixaram de ser pobres ocupou um discreto canto da página e a última página do caderno B.
Seria importante que a Folha informasse melhor as classes média e alta, pois os pobres, estes já sabem."
CLÁUDIO FLAUZINO DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

Todos fazem
"O senador Tião Viana (PT-AC) pode estar tranqüilo, porque o fato de uma funcionária de seu gabinete dar expediente no PT não é o seu único pecado ("Se meu único pecado político é esse, irei para o céu", disse o senador). Sua falta maior é considerar que isso é licito porque outros partidos e políticos fazem a mesma coisa.
O nobre senador demonstra que não tem ética nem padrões morais mínimos para julgar seus atos, preferindo fazê-lo por comparação aos demais.
Foi uma péssima demonstração de conduta."
VICTOR W. KENSKI (São Paulo, SP)

Cacciola
"Para não sermos mais motivos de chacota mundo afora, seria imprescindível que o governo brasileiro esquecesse essa história descabida e sem sentido de pedir a extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Já passou da hora de nossos governantes assumirem diante dos governantes dos países ricos -e acima de tudo sérios- que aqui no Brasil há dois códigos penais em vigor: um para quem é rico, pode pagar advogado e, portanto, em hipótese nenhuma irá para a cadeia; outro para o pobre, mero pagador de impostos."
GILBERTO RIBEIRO DA SILVA (São Paulo, SP)

Valerioduto
"Em relação à reportagem "Relatório da PF indicia 36 por valerioduto" (Brasil, 19/9), reitero que o valor de R$ 100 milhões, apontado pela falsa lista citada no relatório da Polícia Federal, é absurdo.
Esclareço ainda que: 1) o patrocínio para o Enduro da Independência foi legal, segundo comprovam documentos das empresas que adquiriram as cotas, e o evento realmente foi realizado. As estatais têm autonomia financeira; 2) as ações de publicidade institucional da Cemig não foram fictícias. Elas existiram e se destinaram a campanhas sobre economia de energia. A empresa, que também tem autonomia financeira, passa por auditorias constantes e tem ações em Bolsa."
ISABELLA TAVARES, assessoria de imprensa do gabinete do senador Eduardo Azeredo (Brasília, DF)

CPMF e impostos
"Quero dizer ao presidente Lula que é possível, sim, governar sem o abuso da CPMF. Basta que Sua Excelência feche metade dos seus 34 ministérios, cancele os 60 mil cargos a que tem direito, pare de fazer turismo mundial com nosso dinheiro, não cancele dívidas de outros países sem nossa autorização e pegue de volta todo o dinheiro que Dirceu, Palocci, Duda Mendonça e Marcos Valério nos levaram. Mesmo assim, se quiser que o tributo seja fiscalizador, que mantenha uma alíquota de 0,001%."
LUIZ CLÁUDIO ZABATIERO (Campinas, SP)

"Na Europa, Lula pediu menos impostos sobre o etanol brasileiro para que ele possa sobreviver.
Aqui no Brasil, Lula não se importa se o povo brasileiro consegue ou não sobreviver com tantos e tão altos impostos que ele cobra -para sustentar seus aliados e companheiros."
ELIANA ODA (São Paulo, SP)

Mordomo
"Até que enfim alguém da Folha tira o véu do "maravilhoso, belíssimo e sensível" mordomo (Fernando Bonassi, "Os verdadeiros culpados", Ilustrada, 18/9).
Alguns talvez tenham sangrado e se espantado com a crueza do texto, mas muitos como eu verão com outros olhos a esquisita unanimidade sobre o afamado documentário "Santiago". Bonassi joga luz e razão na subserviência.
Razão e sensibilidade, o artigo mexe na casca da ferida da "zelite"."
JOSÉ LUÍS OLIVEIRA BOMBONATTI (São Vicente, SP)

Banguela não
"A exigência de no mínimo 20 dentes para os candidatos ao concurso para a Guarda Municipal do Rio não seria mais adequada para um cão que viesse a pertencer àquela Guarda? Ou os futuros guardas municipais cariocas reprimirão a criminalidade a dentadas?
Haja mordida para tanta bandidagem."
TÚLLIO MARCO SOARES CARVALHO (Belo Horizonte, MG)

Conteúdo x continente
"É precisa a análise de Melchiades Filho em "Zerocameralismo" (Opinião, 19/9) ao defender a existência do Senado. O problema é de conteúdo, e não de continente. Com os políticos atuais, raríssimas as exceções, não há Senado ou Câmara que resista."
PAULO FERNANDO DE MOURA (São Paulo, SP)

Merenda
"Em relação à reportagem "Relatório aponta problema até em merenda de aluno especial" (Cotidiano, 15/9), a Secretaria Municipal de Educação esclarece que não proíbe nem tem por praxe proibir a entrada de reportagem em suas escolas. Entretanto todas as reportagens dependem de autorização prévia para não prejudicar a rotina de suas escolas. Essa é uma prática tanto nas redes públicas como nas escolas particulares, no Brasil e em outros países. No caso em questão, a Folha não fez solicitação prévia de visita às escolas mencionadas."
ANDRÉA PORTELLA, assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação (São Paulo, SP)

Saudades
"Sarkozy é o novo Tony Blair de Bush. Por meio de seu ministro das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, Paris reafirma a atual inspiração neoconservadora de seu governo. Em tão pouco tempo, Chirac já deixa saudades."
VINÍCIUS DALBEN RODRIGUES (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Rui Falcão: Pela democracia, o Senado deve acabar

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.