São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Rio São Francisco
"Apoio incondicionalmente o gesto do bispo dom Luiz, mas registro minha indignação, porque não seria necessário mais um sacrifício humano de um religioso para defender suas idéias se estivéssemos em um país onde o direito do cidadão, a democracia e as promessas políticas fossem respeitadas.
Infelizmente, isso não aconteceu, porque as promessas feitas ao bispo quando de sua primeira greve de protesto não foram cumpridas pelos governantes.
Por outro lado, talvez o gesto extremo de dom Luiz leve o Brasil a tratar com mais seriedade os seus imensos problemas sociais e ambientais, como é o caso da transposição de águas do São Francisco -em que a falta de debate público e de projetos sérios e interdisciplinares é a causa primeira de impactos negativos a diferentes profundidades no futuro."
AZIZ NACIB AB'SABER, geógrafo (Cotia, SP)

"Diferentemente do que disse o padre Otto Dana ontem nesta seção, não há nenhuma diferença de mérito no caso da greve de fome do bispo Cappio. É muito contorcionismo mental dizer que um suicida é irracional e imoral, enquanto o bispo seria um mártir.
Uma pessoa que se mata é um suicida. Suas razões dizem respeito somente a ela, mas um Estado não pode se render a uma chantagem."
JOSÉ CLÁUVER DE AGUIAR JÚNIOR (Macaé, RJ)

"No "Painel do Leitor" de ontem, o senhor Otto Dana, pároco em Rio Claro, em poucas palavras apresentou argumentos inquestionáveis na defesa da greve de fome do nosso querido dom Luiz Cappio, mostrando que martírio não é suicídio.
Alguns setores da sociedade organizada já se movimentam para imitá-lo, ampliando assim o protesto contra essa obra descabida.
Se dom Luiz morrer, o que não desejamos, não tenhamos dúvidas de que será mais uma alma sacrificada na defesa do povo pobre do sertão nordestino."
HÉLIO PEIXOTO (São Paulo, SP)

Penetra
"Urge que todos nós, com paixão e compaixão, em 25 de dezembro, nascimento de Jesus Cristo, ou preferencialmente desde já, introjetemos em nós os ensinamentos do aniversariante, e não o bimbalhar dos sinos capitalistas de Papai Noel, o penetra que invadiu a festa do Deus-menino e tomou-lhe o lugar de destaque.
Se assim o fizermos, nós e o mundo seremos certamente melhores."
TÚLLIO MARCO SOARES CARVALHO (Belo Horizonte, MG)

Quilombos
"No texto "Após críticas, governo muda legislação que define quilombolas" (Brasil, 17/12), o jornalista afirma que o governo, sob a coordenação da Advocacia Geral da União, decidiu revogar portaria da Fundação Cultural Palmares e mudar uma instrução normativa do Incra.
No entanto, não houve alteração da AGU nesse procedimento. A alteração na portaria foi o resultado do Grupo de Trabalho instituído pela presidência da Fundação Cultural Palmares para tratar do aprimoramento dos mecanismos de inscrição no Cadastro Geral da Fundação."
MARCUS BENNETT, assessor de comunicação social da Fundação Cultural Palmares -MinC (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Eduardo Scolese - As mudanças na legislação que trata do reconhecimento e da titulação das comunidades de quilombos ocorreram a partir de uma decisão do Palácio do Planalto, com a supervisão jurídica da AGU. O citado Grupo de Trabalho da fundação foi uma das conseqüências dessa decisão de governo.

Imposto único
"Muito oportuno o artigo de Marcos Cintra de 18/12 ("A CPMF morreu, viva o imposto único'). Se a CPMF morreu, Lula deveria fazer do limão uma limonada, vencendo preconceitos e inovando na reforma tributária com a proposição do imposto único federal. A movimentação financeira como base para a tributação provou ter baixo custo e eficácia em sua operação.Também demonstrou ser insonegável e imune à corrupção.
É, sem dúvida, o melhor meio de cobrar dos que sonegam para que se distribua a carga tributária que pesa especialmente sobre o trabalhador assalariado.
Está mais do que na hora de se revolucionar o arcaico sistema tributário convencional, colocando-o em compasso com a modernidade informatizada dos meios de pagamento."
RICARDO PATAH, presidente da União Geral dos Trabalhadores -UGT (São Paulo, SP)

Marilyn Kirchner
"A Primeira Página de ontem mostrou bom humor ao publicar a foto da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, lembrando a famosa foto de Marilyn Monroe em "O pecado mora ao lado". Creio que, para quem não viu o filme, fique a idéia de que realmente o pecado, metonimicamente, a Argentina ou a presidente morem ao lado.
Será que a Folha mostraria a foto se fosse da mulher do nosso presidente, ou da mulher do governador Serra, ou ainda da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius?
Creio ter sido mais uma provocação desnecessária contra a nação amiga."
JOÃO BATISTA NETO CHAMADOIRA (Bauru, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de: Mari Maellaro, diretora da Máxima Assessoria de imprensa (São Paulo, SP); Edmo Bernardes, Diálogo Propaganda (Ribeirão Preto, SP); Mário Marcondes dos Santos e Fernanda Fragata, diretores do Hospital Veterinário Sena Madureira (São Paulo, SP); Roseli Rossi, clínica Equilíbrio Nutricional (São Paulo, SP); André Luis Resende, Núcleo da Comunicação (Ribeirão Preto, SP); Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, SP); Hospital Mater Dei (Belo Horizonte, MG); La Roche-Posay e Vichy (Rio de Janeiro, RJ); ADCom Comunicação (São Paulo, SP); Capezio (São Paulo, SP); Audi (Ribeirão Preto, SP); Eurobike (Ribeirão Preto, SP); Diretoria de Marketing do Novo Shopping (Ribeirão Preto, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Octávio Luiz Motta Ferraz: De quem é o SUS?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.