São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Próximo Texto | Índice

BINGO!

Há diversas razões que justificam a proibição do bingo e das máquinas caça-níqueis no país. Nenhuma delas, no entanto, parece ter sido mais importante para a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de vetar o jogo do que o interesse em conter a propagação do escândalo envolvendo o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Waldomiro Diniz, que colocou o ministro José Dirceu em posição extremamente vulnerável e abalou a credibilidade do governo. A medida é parte do esforço para esvaziar iniciativas da oposição, como a própria CPI do bingo, que muito tem a investigar sobre as relações da atividade com o submundo e a política.
A evidência mais constrangedora de que a medida provisória editada por Lula teve esse intuito está no fato de que a mensagem por ele enviada ao Congresso, por ocasião da abertura do ano legislativo, propunha exatamente o contrário. Tratava-se de legalizar os bingos! Anunciava-se, ainda, a "Timemania", uma loteria a mais na jogatina oficial, voltada para os clubes de futebol.
Dizia a mensagem do presidente da República aos parlamentares: "A regulamentação da atividade dos bingos vai organizar o setor e assegurar recursos para o esporte social". O que teria provocado tão drástica mudança? É público o fato de ser justamente um petista, o deputado Gilmar Machado, de Minas Gerais, o mais entusiasmado e ferrenho defensor do bingo no Congresso. Teriam o presidente e seu partido adquirido súbita consciência sobre os males do jogo para a sociedade?
São fartos os indícios de ligações do bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado. Um empresário do setor declarou à Folha que "o mercado clandestino é quem comanda o jogo neste país". Trata-se de Carlos Augusto de Almeida Ramos, o homem com quem o ex-assessor do ministro Dirceu negociou doações para campanhas do PT.
Proibir o bingo é um acerto, caso se pense nos malefícios do jogo. Politicamente, no entanto, em que pese seu impacto, a medida dificilmente irá apagar as suspeitas de que há algo mais de podre no reino petista.


Próximo Texto: Editoriais: EDUCAÇÃO CONTRA A AIDS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.