São Paulo, segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Inflação
Lula fez o país crescer, reduziu consideravelmente a taxa de desemprego e conseguiu aumentar o poder aquisitivos das classes C e D, que hoje movimentam 50% da economia. Mas o presidente mais popular da história do Brasil não pensou na enorme dívida fiscal que deixaria para Dilma Rousseff. Refiro-me à inflação herdada pelo atual governo, que pode impedir que o país mantenha o atual crescimento potencial do PIB (7%). Cabe ao governo tomar as medidas certas. Os brasileiros continuam otimistas.
ROGER COSTA GOUVEIA (São Paulo, SP)

Educação
A presidente Dilma Rousseff em seu artigo na Folha (Opinião, 20/2) está absolutamente correta. Educação é tudo. É nela que se baseia a essência da felicidade de um povo e de cada um em particular. É ela que abrirá oportunidades e empregos. É ela que deslanchará a cultura, lente de aumento do saber. É ela que permitirá visões mais claras e evitará que a demagogia, fascínio dos ignorantes, siga determinando caminhos e elegendo pessoas.
GERALDO SIFFERT JUNIOR (Rio de Janeiro, RJ)

 

O governo de São Paulo criou um programa para saúde dos professores. Por que o governo não melhora as nossas condições de trabalho (salário, número de alunos em sala). O programa é bom, deste que os itens antes citados sejam realizados.
CARLOS EDUARDO MENDES DA SILVA (Itaquaquecetuba, SP)

Enchentes
Tão solerte em denunciar a patuleia que despeja lixo na rua e em responsabilizá-la pelo entupimento dos bueiros que provoca alagamentos em São Paulo, o andar de cima silenciou a respeito do que se viu quarta-feira passada na av. Faria Lima. A forte chuva da tarde alagou a pista da avenida no sentido Pinheiros bem em frente ao chiquérrimo shopping Iguatemi. Sujeira, sacos de lixo, papel, entulhos, madeira, plásticos e caixas de papelão trouxeram à tona a arrogante hipocrisia de quem se considera educado, culto, limpo e civil.
FABRIZIO WROLLI (São Paulo, SP)

Professores
Sobre a afirmação de Erivan Santos -publicada na reportagem "17% dos professores não têm formação ideal para dar aula" (Cotidiano, 19/2)- de que "para ensinar geografia não é preciso conhecimento aprofundado", quero fazer uma observação: tenho pena dos seus alunos.
VICENTE LEÃO, doutor em geografia e professor da Universidade Federal de São João Del-Rei (São João Del-Rei, MG)

Copa
A Copa no Brasil está revelando ao mundo o que mais me envergonha: o jeitinho brasileiro.
Enquanto avançam os prazos, aumentam as promessas e a aflição. Pelé disse temer que o Brasil passe vergonha. Em sua coluna, Paulo Vinícius Coelho fala sobre o Itaquerão: o fantasma branco que poderá se tornar um elefante branco. Curioso é que o Mineirão, cujas obras seguem o programado e tem previsão de ser inaugurado em 2012, nem sequer é comentado para abrir a Copa.
EVERALDO VILELA DOS SANTOS (Belo Horizonte, MG)

Televisão
Não me convenceu o argumento do secretário de Turismo do Rio de que a prefeitura nada cobrou da TV Globo porque a transmissão do show de Roberto Carlos ajudou a "vender a cidade". Então a Globo também não precisaria pagar para transmitir os desfiles de Carnaval na Sapucaí e as decisões no Maracanã?
AMANDA ROCHA LEITE (Niterói, RJ)

Folha, 90
Nossos cumprimentos pelos 90 anos da Folha, veículo que, sob a liderança do saudoso Octavio Frias de Oliveira, transformou-se em território de debate e referência de jornalismo pluralista, crítico e apartidário. A todos os que fazem deste veículo uma realidade, votos de renovado êxito, pois, como disse Arthur Muller, "um bom jornal é uma nação falando consigo mesma".
MARCO MACIEL (Recife, PE)

 

Como leitor constante e fiel assinante da Folha, desejo muito sucesso e um futuro longevo ao jornal. A Folha tem na sua história uma narrativa de contribuições decisivas ao progresso e à democracia no país, honrando seu mote de "um jornal a serviço do Brasil".
CACÁ DIEGUES, cineasta (Rio de Janeiro, RJ)

 

Belo registro histórico a edição dos 90 anos. Num dos períodos mais férteis do jornal, Cláudio Abramo escrevia de Londres, Clóvis Rossi de Madri, João Batista Natali de Paris, Pedro del Picchia de Roma, Osvaldo Peralva de Tóquio, Gerardo Mello Mourão de Pequim e Paulo Francis de Nova York. Mas Tristão de Athayde merecia constar do caderno "Meu Caso com a Folha".
MANOEL VENCESLAU NETO (Itanhaém, SP)

 

Hilária a seção de erros da Folha no suplemento sobre os 90 anos. Só os grandes sabem rir e aprender com os erros. Parabéns e longa vida para a Folha.
MARCELO TAS, âncora do CQC (São Paulo, SP)

 

No dia da grande festa, a Associação Brasileira de Imprensa não pode deixar de cumprimentar o Grupo Folha. Não são apenas 90 anos de vida, mas de luta pela defesa dos direitos da cidadania e da democracia.
JAMES AKEL, conselheiro da ABI-SP (São Paulo, SP)

 

Os juízes federais do Brasil reconhecem o trabalho dos incansáveis profissionais deste influente e conceituado jornal, que tem se mantido independente diante do poder, sempre primando pela qualidade dos textos e rigor na apuração dos fatos.
GABRIEL WEDY, presidente da Ajufe (Brasília, DF)

 

Cumprimento a Folha, nesta gloriosa comemoração dos 90 anos, pelo seu jornalismo pluralista, apartidário, constantemente inovador e comprometido com o engrandecimento da sociedade.
HERMAN VOORWALD, secretário de Estado da Educação de São Paulo (São Paulo, SP)

 

É com grande satisfação que vejo a Folha chegar aos 90 anos. Fui correspondente do jornal em Marília entre 1947 e 1949 e com muita satisfação vejo que sua linha editorial não mudou.
DARWIN BASSI (São José dos Campos, SP)

 

É bonito ver a segunda geração prosseguir com sucesso na obra estruturada pelo pai. Ao chegar aos 90 anos dinâmica e moderna, a Folha mostra que jornalismo corajoso e íntegro rende frutos e recompensa a quem o faz.
ANTONIO PENTEADO MENDONÇA, presidente da Academia Paulista de Letras (São Paulo, SP)

 

Em clima de festa, a Folha coloca na internet seus 90 anos de história. Mostra mais uma vez sua responsabilidade ao disponibilizar seu acervo integral. Parabéns.
ELEUSES PAIVA, deputado federal (São Paulo, SP)

Agradecimentos
A Folha agradece as mensagens pelos 90 anos recebidas de: Juscelino Gadelha, vereador (São Paulo, SP); Carlos Rennó (São Paulo, SP); Fontaine Leiliane (Paris, França); e Richard D. Dulley (Peruíbe, SP).

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Baleia Rossi: O renascimento do PMDB de São Paulo

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.