São Paulo, sábado, 21 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Congresso
"Boa medida a do senador Heráclito Fortes de suspender a construção da cela no Senado (Folha Online de ontem). Ele deve tê-la julgado muito pequena, incapaz de atender a demanda."
SÉRGIO GERSOSIMO (Carapicuíba, SP)

"Gastar dinheiro público construindo cela para deter quem comete crimes no Senado Federal? Besteira. Esperem o plenário estar lotado, com todas os líderes dos partidos e... vupt!. Tranquem as portas, joguem as chaves bem longe e missão cumprida."
WAGNER SUGAMELE (São Paulo, SP)

Raposa/Serra do Sol
"Um milhão e setecentos mil hectares de terras para apenas 18 mil índios. É de se perguntar o que esse punhado de índios vai fazer com tanta terra.
Depois que o PT passou a governar o país, tudo saiu fora do eixo, tornou-se excêntrico. Retirar arrozeiros que produzem e deixar a terra para índios que não trabalham, mas exploram madeira, minérios e vivem gordos e barrigudos, é o fim do caminho.
O Brasil já importa arroz. Que preço o consumidor vai pagar daqui para a frente pelo produto, indispensável na mesa do brasileiro?"
SYLVÉRIO DEL GROSSI (Fernandópolis, SP)

"Quando a Justiça do nosso país descobrir que a população indígena da reserva Raposa/Serra do Sol está comprometida com grandes potências estrangeiras, não vai adiantar chorar o leite derramado.
Essas potências ensinaram aos nossos irmãos índios seus idiomas e estão fazendo com as nossas riquezas de 1,7 milhão de hectares o que bem entendem.
É muita terra para poucos índios. Nossos índios de agora são poliglotas, só não falam mais a língua portuguesa."
LEÔNIDAS MARQUES (Volta Redonda, RJ)

PMDB
"Fico estarrecido com a desfaçatez dos nossos políticos, sem exceção, infelizmente. Até algum tempo atrás, eu achava que havia ainda alguma exceção, mas vejo que não salva nem mesmo Pedro Simon ou Jarbas Vasconcelos, que ficou calado até agora e não quis dar nome aos bois. Parece-me que quis mais amedrontar do que denunciar.
Agora vem essa propaganda ridícula, dizendo que o pmdb (isso mesmo, em minúsculas, para mostrar sua pequenez) quer levar o Brasil para a frente. É muita cara-de-pau e total certeza da falta de responsabilidade do brasileiro ao votar."
EVALDO MAURICIO DE SOUSA (Brasília, DF)

Educação
"Na minha opinião, a secretária de Educação do Estado de São Paulo deveria ter reunido, em pequenos grupos, diretores e outros dirigentes para explicar de maneira mais detalhada quais foram os critérios usados nessa avaliação do Idesp e o que ela representa para os professores estaduais.
Talvez daqui a alguns anos seja possível visualizar melhor o que significa esse resultado. Os professores precisam de melhores salários. Os professores merecem aumento, não apenas o bônus."
MARIA LÚCIA DE ALMEIDA, supervisora de ensino aposentada e vice-presidente do Centro do Professorado Paulista (São Paulo, SP)

Record
"Em nota publicada na coluna "Outro Canal" (Ilustrada) de 13/3, o jornalista Daniel Castro afirma que a Record News, em fevereiro de 2009, teve audiência inferior à Globo News nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas. A informação é desmentida pelos números do próprio Ibope.
Segundo a pesquisa do instituto, em fevereiro, nos mercados citados, nas 24 horas do dia, a Record News teve 27.340 telespectadores por minuto, enquanto a Globo News, que também é citada como um canal com recepção possível por sinal aberto, além do canal pago, soma no total 16.010 telespectadores por minuto. Ou seja, a Record News, com apenas um ano e meio no ar, tem 11.330 telespectadores a mais do que a concorrente, uma diferença de 70,76% a favor da nossa emissora.
Quando o Ibope considera apenas a TV paga, a Record News, mesmo sendo oferecida para menos de 20% do universo de assinantes das distribuidoras, conquistou 2.430 telespectadores por minuto, e a Globo News teve 10.820 telespectadores por minuto. As informações podem ser comprovadas pelos relatórios do Ibope Mídia, por isso torna-se essencial a correção."
ALEXANDRE RAPOSO, presidente da Record (São Paulo, SP)

Resposta do colunista Daniel Castro - A coluna compara as audiências da Globo News e da Record News na TV paga, sem somar com a aberta, como faz o missivista. O único erro foi confundir números de oito regiões metropolitanas com projeção para o país. Sobre isso, leia abaixo a seção "Erramos".

IR
"Por que, no IRPF, os gastos com aluguel residencial não são dedutíveis para o locatário, mas são passíveis de tributação para o locador? Como locatária, sinto-me lesada. E os locadores, não?"
PAULA POZZI (São Paulo, SP)

Síndrome de Down
"Perderam a Folha e os profissionais que a orientaram na reportagem "Com o terceiro cromossomo 21" (Equilíbrio, 19/3) a oportunidade de se alinharem às correntes progressistas de todo o planeta, nas quais a pessoa com deficiência existe como pessoa, e não como algo que ela porta.
Não se usa, há mais de dez anos, pelo menos, o termo "portador". Não se usa a expressão "o Down".
Perderam a chance de se referirem às pessoas como pessoas, e não como "a síndrome". Aquelas são pessoas com síndrome de Down, e não "Downs"."
JOSÉ MOACIR DE LACERDA JÚNIOR, médico pediatra, especialista em pessoas com síndrome de Down (São Paulo, SP)

Poupança
"Causará descrença total no Judiciário se o STF der ganho de causa aos bancos para que sejam desobrigados de pagar a correção devida dos saldos das cadernetas de poupança (Mônica Bergamo, Ilustrada, ontem). Ficará claro, mais uma vez, que as decisões da Suprema Corte são políticas, provando a sua falta de autonomia. Dizer que a Caixa e o Banco do Brasil ficarão numa situação delicada, dramática, é puro blablablá. Se houve muito lucro antes da crise, há reservas."
ANNA EUGENIA S. AFFONSO (Uberlândia, MG)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080 Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: João Barcelos de Souza Júnior: Justiça anacrônica

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.