São Paulo, quarta-feira, 21 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Pateta na escola
"Em relação à reportagem "Agência chama criança de Pateta para vender viagem" (Cotidiano, ontem), fico até pensando se não existe alguma comissão aos diretores que concordam em transformar escolas em shoppings.
Transferindo a situação para a outra parcela da sociedade -a que frequenta escolas públicas, cujo ensino, com raríssimas exceções, está falido-, fica mais fácil entender por que muitas crianças e adolescentes se encaminham para a marginalidade: porque também querem ir à "Disney". E a Disney deles pode ser um tênis de marca, um CD do ídolo, um sorvete na esquina..."
MARTA PEREIRA (São Paulo, SP)

 

"Em referência ao quadro "Propagandas infantis/Outras propagandas polêmicas" (Cotidiano, ontem), o Conar informa que o comercial "Tesourinha do Mickey" foi objeto de processo ético, tendo sido sustado liminarmente em 31 de julho de 1992, medida confirmada em definitivo pelo Conselho de Ética do Conar em 13/8 daquele ano."
EDUARDO CORREA, assessor de imprensa do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (São Paulo, SP)

45 x 13
"Protesto contra a atitude de Dilma Rousseff de sugerir que o jingle de aniversário da Rede Globo traria propaganda subliminar do candidato José Serra. É fato concreto que a emissora foi fundada em 1965, daí estar completando 45 anos agora. Que idade a candidata gostaria que a Rede Globo veiculasse em seu jingle? 13? Garanto que, se isso acontecesse, a candidata e sua assessoria não iriam reclamar."
CARLOS DA SILVA (São Paulo, SP)

Inclusão
"Na reportagem "Serra tenta dizer seu nome a deficientes auditivos fazendo mímica de uma serra com as mãos" (Brasil, 18/4), o candidato José Serra revela desconhecimento sobre a Política Nacional de Inclusão das Pessoas com Deficiência, pois restringe suas promessas de campanha aos "deficientes físicos". A política do governo federal é ampla e inclui pessoas com deficiências física, auditiva, visual, intelectual e múltipla.
A agenda social, lançada em 2007 pelo governo federal, envolve nove ministérios e tem superado as metas. O órgão gestor da política para pessoas com deficiência tem hoje o seu maior status, com a Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República."
IZABEL MAIOR, subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Brasília, DF)

Papa e pedofilia
"Venho acompanhando as justificativas injustificáveis e as defesas indefensáveis da "Santa Igreja" em relação aos casos de pedofilia.
O conhecimento prévio do papa, na época ainda cardeal, e a manutenção de pedófilos no seio da igreja, mesmo que em outras paróquias, foi, no mínimo, irresponsabilidade.
Li recentemente sobre padres exorcistas especializados em "curar" até padres pedófilos que estariam possuídos pelo demônio. Ora, sejamos razoáveis. A Idade Média já passou, e a pedofilia consta no DSM-IV (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais) e também no CID 10 (Código Estatístico Internacional de Classificação das Doenças) como uma patologia caracterizada pelo desejo e atração sexual por crianças e pré-puberes em diversos graus -e nos casos graves incluem-se os molestadores de crianças.
E relacionar a pedofilia ao homossexualismo não tem sentido, porque os homossexuais "per se" não são pedófilos, apenas têm uma diferente orientação e preferência sexual e hoje não são considerados doentes mentais.
O santo papa deveria ler mais a respeito do abuso sexual em crianças para entender que as marcar deixadas nos que o sofreram são eternas e que nada vai redimi-lo da culpa de não ter impedido que isso fosse evitado. Resta agora conviver com seu próprio inferno, com ou sem lágrimas."
LUCIANA UINT, médica, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo, SP)

 

"Gostaria de agradecer a este grande jornal por ter dado voz a dom Javier Echevarría ao publicar o seu artigo "Deus próximo".
Echevarría é um homem como muitos que, diante da classe letrada brasileira, que se diz democrática, é ignorado ou desprezado pelo fato de ser cristão católico.
Agradeço à Folha, e espero ver mais exemplos como esse."
JOÃO CLÁUDIO TONIOLO (Campinas, SP)

19 de abril
"É de causar espanto o entusiasmo da candidata do PV diante do resultado do julgamento que envolveu a demarcação da terra indígena Raposa/Serra do Sol.
Muito embora o voto, e não parecer, do ministro Ayres Brito tenha sido favorável aos interesses indígenas no Estado de Roraima, o fato é que as 19 condicionantes, lançadas pelo então ministro Meneses Direito, que integram o julgado do STF trouxeram uma reescrita da Constituição -sem participação do Congresso- que tornará inviáveis outros procedimentos demarcatórios.
Os efeitos do julgamento do caso Raposa/Serra do Sol sobre as demais áreas indígenas estão mais para serem lamentados do que comemorados neste 19 de abril."
ANA LÚCIA AMARAL, procuradora regional da República (São Paulo, SP)

Venezuela
"Em relação ao artigo "Um compromisso histórico da Venezuela" ("Tendências/Debates", ontem), gostaria de dizer ao senhor embaixador que democracia pressupõe alternância no poder. Não é o caso da Venezuela.
E democracia também pressupõe liberdade de expressão. Novamente não é o caso da Venezuela. Depois de 200 anos, o povo venezuelano está perdendo a independência conquistada. O artigo do senhor embaixador é uma peça de ficção."
SÉRGIO DI CHIARA GOBBATO (Porto Alegre, RS)

Músicos
"Cada povo tem o governo que merece -e também os músicos que merece e escolhe.
Morreu há algum tempo Johnny Alf, um dos maiores músicos de nosso país. Estava esquecido e passava necessidades.
Leio na coluna de Mônica Bergamo de ontem que a dupla sertaneja Victor & Leo acaba de adquirir, por US$ 3,9 milhões, um jatinho Phenom 110, da Embraer -o mesmo da cantora de axé Claudia Leite."
MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Roberto Livianu: Pelo Brasil que Tiradentes sonhou

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.