UOL




São Paulo, quarta-feira, 21 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Velha nova agenda ou vice-versa

SÃO PAULO - Tal como relatado neste espaço na semana passada, o ministro do Planejamento, Guido Mantega, achava que a verdadeira agenda do governo Lula estaria configurada pelo PPA (Plano Plurianual), no caso válido para 2004/07.
Bom, a versão preliminar saiu e, de fato, volta, por fim, à linguagem do velho PT. Diz, por exemplo:
"Os problemas fundamentais a serem enfrentados são a concentração de renda e riqueza, a exclusão social, a baixa criação de emprego e as barreiras para a transformação dos ganhos de produtividade em aumento de rendimentos da grande maioria das famílias trabalhadoras".
Alguém aí discorda? Claro que o documento dá ênfase também à estabilidade, o que é óbvio: governo algum pode defender a instabilidade macroeconômica. Pode, sim, errar nos instrumentos para atingir a estabilidade e/ou para mantê-la.
O trecho acima reproduzido é um contraste total, quase brutal, com a ênfase que o governo do PT vem colocando, desde a posse, em câmbio, risco-país, superávit fiscal, juros altos -como se esses fossem os verdadeiros e únicos problemas da pátria.
É claro que o documento anteontem divulgado é genérico, retórico, vago. Mesmo assim, aponta uma porção de direções corretas, fala em política industrial e devolve, em tese, ao Estado "um papel decisivo, como condutor do desenvolvimento social e regional e como indutor do crescimento econômico".
Resta saber se a nova/velha agenda do PT será, como apostava Mantega, capaz de sobrepor-se à discussão meramente financeira em que o governo atolou desde a posse. E, claro, se todo o conjunto de boas intenções se materializará de fato ou ficará como mais um monumento à retórica.
Mais importante: nas condições atuais de juros e superávit fiscal, o PPA pode ser esquecido. Será apenas, como dizem os argentinos, um "saludo a la bandera", uma homenagem póstuma da virtude ao vício.


Texto Anterior: Editoriais:O RISCO GUANTÁNAMO

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Lula versão 87
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.