São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Dossiê
"O PT é uma usina de encrencas. Quando não tem com quem brigar, arruma confusão consigo próprio. O presidente Lula diz que querem derrubar a candidatura dele. E quem são as pessoas que querem isso? Freud Godoy, Jorge Lorenzetti, Gedimar Pereira Passos, Valdebran Padilha da Silva, Oswaldo Bargas. Todos petistas roxos -sendo alguns freqüentadores assíduos dos palácios presidenciais."
HAMILTON JOSÉ ZANON (Curitiba, PR)

"Sinceramente, é decepcionante ouvir a professora Marilena Chaui dizer que "a crise do mensalão é uma construção fantasmagórica da mídia" (Brasil, 20/9).
A mídia tem muito o que melhorar, mas a cobertura jornalística (principalmente a impressa) da crise do mensalão não foi em essência nem um pouco diferente daquela feita na época de Collor. E não me consta que alguém pudesse afirmar que aquela situação era uma crise inventada pela mídia.
Exatamente pelo fato de saber que a corrupção no Brasil é endêmica e estrutural é que o PT não podia ter frustrado tanto a todos nesse aspecto. Se intelectuais (pagos pelo povo) cumprissem com sua obrigação (a de propiciar, de fato, uma reflexão), é provável que os "companheiros de Lula" tivessem aprendido a lição e cometido menos desatinos. Mas como lhes passam a mão na cabeça..."
ALTAMIR BORGES FILHO (Cotia, SP)

"Estamos diante de mais um dirigente petista (Berzoini) que não faz a menor idéia do que fazem seus assessores. Ao afirmar não saber de onde vem a grana, Ricardo Berzoini está dizendo: "Sim, sou incompetente!". Vamos passar mais quatro anos com essa galera do PT gritando que os culpados são os tucanos?"
AROLDO MIRANDA (São Paulo, SP)

"Abominável a forma com que este governo vem "conduzindo" o nosso país. E, se alguém pensa que isso vai terminar em pizza, está muito enganado. Desta vez vai terminar em churrasco na Granja do Torto."
ÁLVARO LEANDRO NUNES DA CUNHA (São Paulo, SP)

Mercadante
"Em resposta à reportagem "Petista insinua que Serra pode ser impugnado" (Brasil, 20/9), o candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo, Aloizio Mercadante, em nenhum momento afirmou que a candidatura de José Serra deveria ser impugnada. Mercadante, em entrevista coletiva anteontem, foi questionado sobre o fato de lideranças do PSDB terem afirmado que foram procuradas pelos Vedoin para negociar uma apimentada entrevista para tentar associá-lo ao episódio dos sanguessugas Mercadante respondeu que a ilação era um factóide e que ele jamais liberou recursos da Saúde para nenhuma das empresas envolvidas neste episódio. O candidato lembrou dos 76 deputados e três senadores denunciados nas investigações, além de dois pedidos de impugnação de candidatos a governador, e que, portanto, todos os que tiveram indícios ou fatos relacionados às denúncias dos sanguessugas devem ser investigados. Ao final, Mercadante afirmou que há graves indícios de que a máfia dos sanguessugas operava na gestão de José Serra e Barjas Negri no Ministério da Saúde e pediu que tudo seja rigorosamente investigado, inclusive a gestão de seu adversário. Mercadante também reafirmou que não fará nenhum prejulgamento e sempre respeitará o direito de defesa."
MARILU ANDRÉ, assessoria de imprensa de Aloizio Mercadante (São Paulo, SP)

Poluição visual
"A luta do prefeito Gilberto Kassab contra a poluição visual da cidade de São Paulo está muito bem explicada no artigo de ontem ("São Paulo, cidade limpa", "Tendências/ Debates'). Ele merece o apoio não apenas dos vereadores mas de todos os moradores e visitantes da capital paulista. Os outdoors são úteis em todo o mundo. Mas a falta de critérios e os exageros de certos usuários estavam transformando a cidade em uma babel visual. As empresas sérias que estão no mercado de outdoors e as agências de propaganda que valorizam essa importante mídia são as maiores interessadas em coibir abusos e extravagâncias que envergonham a indústria da propaganda e acabam prestando um desserviço aos anunciantes."
MAURO SALLES, publicitário (São Paulo, SP)

Eleições
"Na entrevista concedida a Mônica Bergamo a bordo da aeronave a caminho do Nordeste (Brasil, 18/ 9), o presidente Lula disse que tudo pode melhorar no país, menos a política. "Se acontecer o que está parecendo, vai piorar", disse, referindo-se à possibilidade de serem eleitos Paulo Maluf, Fernando Collor e o apresentador de TV Clodovil. Ora, Maluf e Collor não são piores que seus asseclas mensaleiros ou sanguessugas, como João Paulo, Luizinho, Palocci, Genoino e outros que estão aí tentando serem eleitos, reeleitos ou não serem cassados. Em relação ao apresentador Clodovil, Lula mais uma vez derrapou e deve esclarecer publicamente o porquê de tamanho preconceito."
JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA (Lins, SP)

Motovia
"Mais uma vez a Prefeitura de São Paulo mostra a sua capacidade de criar problemas onde tudo vai bem. A via exclusiva para motos na avenida Sumaré beneficia os motoqueiros, mas prejudica motoristas, pedestres, ciclistas e provavelmente o comércio local. O benefício é pequeno -e para poucos."
HILTON CESARIO FERNANDES (São Paulo, SP)

Religião
"O problema não é o que o papa disse ou a exagerada reação dos muçulmanos. O grande e insolúvel problema se chama religião, uma fonte inesgotável de fanatismo e intolerância e um mal que tem causado guerras, mortes e perseguições."
JOSUÉ LUIZ HENTZ (São João da Boa Vista, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Carlos de Meira Mattos: Os dois Rio Branco na nossa diplomacia

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.