São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

O último teste!?

BRASÍLIA - Lula está diante da possibilidade de se tornar, de fato, o grande eleitor de 2010, com capacidade de eleger Dilma Rousseff ou outro nome que lhe venha à cabeça como seu sucessor.
Explico: a oposição costuma dizer que o petista se deu bem no Planalto por pura sorte, empurrado pelos ventos favoráveis da economia internacional e sem enfrentar nenhuma grave crise.
Pois bem, lembra um aliado presidencial, Lula tem agora pela frente não uma crise periférica, como as do período de FHC, mas uma baita turbulência na maior economia do planeta, disseminando-se para Europa e Japão.
Se fizer a travessia da tormenta com baixo grau de perdas, fortalecendo ainda mais a economia brasileira, Lula enfraquecerá o último discurso da oposição para tentar diminuir seus méritos.
A tarefa não é nada simples. Ninguém sabe dizer com segurança o tamanho da encrenca armada no mundo desenvolvido nem quantas vítimas, leia-se bancos, ainda tombarão até que tudo volte à normalidade na economia.
Lula, contudo, pode ser realmente um sujeito de sorte. Se a crise atual não é na periferia, mas na economia central, ela vem num momento em que o mundo já não depende exclusivamente dos EUA como seu principal motor.
Aí, por sinal, está a aposta de auxiliares presidenciais para ter uma visão otimista no meio de tanta confusão. Se não sabem onde está o fundo do poço, assessores de Lula acreditam que países como China e Índia vão sofrer, mas não tanto, mantendo taxas elevadas de crescimento do PIB.
Enfim, Lula está diante de sua primeira crise mundial. Tomara que, reservadamente, seu discurso seja diferente do que tem usado publicamente, num tom exageradamente otimista e de certo descaso.
Afinal, qualquer descuido hoje pode ser fatal. Vai que a China entra em parafuso. Aí, seu último teste pode transformar seus sonhos em pesadelos.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: A safena e a especulação
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Plínio Fraga: A namorada do marinheiro só
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.