São Paulo, sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Gaddafi
Não deixa de ser irônico o fim de Muammar Gaddafi, achado em um buraco, assim como Saddam Hussein -ambos ditadores sanguinários, que, por muitas vezes, decidiram quem deveria viver ou morrer.
FREDERICO COSTA E SILVA (São Luís, MA)

 

Que a morte de Gaddafi ilumine de vez o mundo árabe e fortaleça uma reforma endógena nos moldes da luterana.
Que o povo árabe introduza no seu cotidiano os valores democráticos pós-Revolução Francesa e que a liberdade, a igualdade e a fraternidade sejam para todos, e não só para os ditadores.
PAULO DE TARSO GUIMARÃES (São Paulo, SP)

 

Ruim com Gaddafi, pior sem ele! A democracia nunca foi uma opção de sistema no mundo árabe, onde sempre predominou o radicalismo islâmico na forma de governos belicosos para o mundo cristão e europeu.
PAULO BOCCATO (São Carlos, SP)

Esporte
Em relação à reportagem "Esporte esvaziou apuração contra ONGs sob suspeita" (Poder, 19/10), esclareço que foram enviados pelo Ministério do Esporte à Policia Militar três ofícios, e não apenas os dois reproduzidos na reportagem, sobre convênios com entidades do policial João Dias. A Folha, como toda a imprensa, recebeu essa informação e teve acesso aos três documentos em entrevista coletiva no dia 17 e em audiência na Câmara.
A Folha deixou de publicar justamente o terceiro, no qual o ministério informa sua decisão de instaurar Tomada de Contas Especial para cobrar a devolução de R$ 3,167 milhões aos cofres públicos. Ao contrário do que informa o jornal, não houve, portanto, recuo nem esvaziamento de apuração.
MARIZETE MUNDIM, chefe da assessoria de comunicação social do Ministério do Esporte (Brasília, DF)

RESPOSTA DOS REPÓRTERES FERNANDO MELLO, RENATO MACHADO E FILIPE COUTINHO - A existência da terceira versão do documento consta, sim, da reportagem. Segue o trecho: "Em agosto de 2009, um ano e meio após conceder mais prazo para defesa, o ministério enviou novo ofício à PM. Nele, informou que foi aberta uma tomada de contas especial, procedimento usado para cobrar a devolução dos repasses de dinheiro público".

 

Esta crise no Ministério do Esporte só poderia resultar num "jogo", mas num jogo de empurra-empurra! Vamos ver quem sairá ganhando, minha torcida é pela nação brasileira.
WILLIAN R. PINHEIRO (Birigui, SP)

 

Preciso e objetivo o texto de Ricardo Melo "Além da tapioca" (Opinião, ontem), em que aborda o comportamento do PC do B diante de mais um caso escabroso de corrupção de um partido da base aliada do governo. É bem verdade que o PT não inventou a corrupção no Brasil, mas soube tirar proveito dela.
LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)

Pré-sal
Manifesto meu apoio ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo contra a diminuição indevida na porcentagem dos royalties que recebem. Estes têm natureza jurídica de indenização, de compensação financeira. Não são meramente tributos. Tentando confundir a população, os representantes dos outros Estados, com auxílio da mídia, tratam a questão complexa da distribuição dos royalties como se fosse simples disputa de dinheiro entre "irmãos".
CECÍLIA ANDRIES N. CANEDO (Santos, SP)

Ilustríssima
Assaz benevolente Carlos Alberto Lindemberg ("Painel do Leitor", ontem) ao comentar a literatura de esgoto que trouxe o texto "A viúva de quatro", de Juliana Frank (Ilustríssima, 16/10).
Causa-me espécie que um jornal que se bate tão valorosa e competentemente na defesa da moral, da ética, enfim, do país e do povo, permita que obscenidades como as vertidas de uma mente tão decaída quanto a da citada cronista invadam nossos lares e contaminem nossas crianças e adolescentes.
WALTER DE OLIVEIRA (Bandeirantes, PR)

 

Sr. Carlos Alberto Lindemberg, no texto "A viúva de quatro", há poucas palavras de baixo calão. Qual o espanto com a visioboceta? A escritora se inspirou em um órgão que toda mulher tem e deu a ele atributos fantásticos.
Por isso, podemos chamar de literatura. E em literatura não deve haver censura, gostando ou não do estilo.
ALEXANDRE CAMPOS CORREIA (São Paulo, SP)

Corrupção
Em relação ao artigo "Abaixo a corrupção!" (Opinião, 16/10), de Eliane Cantanhêde, esclarecemos que a informação divulgada não condiz com a realidade.
Assim, informa-se aos leitores que vigora em favor do secretário João Rodrigues decisão do Superior Tribunal de Justiça que suspendeu os efeitos de decisão proferida pelo Egrégio Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Logo, não há que se falar em aplicação da Lei da Ficha Limpa (estadual e/ou federal) ao deputado e atual secretário da Agricultura e da Pesca de SC. Tanto assim o é que o mencionado secretário de Estado foi diplomado normalmente pela Câmara.
JORDANI PELISSER e MARLON CHARLES BERTOL, advogados do secretário da Agricultura de da Pesca de Santa Catarina (Florianópolis, SC)

RESPOSTA DA COLUNISTA ELIANE CANTANHÊDE - Conforme afirmam os missivistas, o secretário foi condenado por um colegiado, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o que significa que é abrangido pela Lei da Ficha Limpa. Essa decisão está apenas suspensa, não anulada, como também admitem os autores da carta.

"Cannoli"
Quanta satisfação ler, ontem, no caderno Comida uma entrevista com Antônio Pereira Garcia, clássico vendedor de "cannoli" da zona leste da capital. Eu mesmo, muitas vezes, vou ao jogo do Juventus só para comer o doce. O futebol? Isso é consequência.
FELIPE PUGLIESE (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman



Texto Anterior: Renato Villela: O Rio vai bem, obrigado

Próximo Texto: Erramos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.