São Paulo, quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Obama
"O presidente Obama fez um discurso maravilhoso contra o preconceito um de modo geral -de cor, religião, opção sexual. Deixou claro que não gosta do mal, de opressores, fanáticos, gente que usa religião para cometer assassinatos, ditadores. É uma árdua tarefa transformar um monte de "brucutus" no mundo em seres humanos, porém o fato de os Estados Unidos terem um presidente negro, sem preconceito racial, sem homofobia, empenhado em ajudar o mundo e, principalmente, pôr ordem na maravilhosa América, já temos um bom começo. Parabéns aos norte-americanos."
ROBERTO MOREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

 

"Obama é uma "moda" (passageira) construída com a ajuda inestimável de uma mídia irresponsável, viciada em si mesma e espelho de suas próprias ideias, mas cuja fascinação com o "produto" por ela tão bem urdido em breve cederá espaço à frustração, e aí então veremos se haverá ou não a necessária honestidade de alguns para admitir que o "produto" não era assim tão bom em substituição ao outro, "bushiano", este nem um pouco palatável aos mandarins da imprensa mundial."
PAULO BOCCATO (São Carlos, SP)

Pessimistas
"Muito bom o artigo de Marcelo Coelho (Ilustrada, 21/1). Finalmente alguém -que não eles próprios, em seus exercícios de autorreferência- os define: são os cultuadores do infortúnio e da impossibilidade do sonho, quando não abertamente defensores do franquismo, da tortura, do governo Bush e do poder do dinheiro."
LAERTE COUTINHO (São Paulo, SP)

 

"Muito sensata e ponderada a crítica de Marcelo Coelho (Ilustrada, 21/1) aos articulistas "realistas pessimistas", sobretudo no que se refere à transformação do ponto de partida em ponto de chegada."
ANTONIO ROBERTO BONATO GARCEZ (São Paulo, SP)

Pondé
"Luiz Felipe Pondé escreveu dia desses (Ilustrada, 19/1) que acredita mais na luz da CPFL do que na do Iluminismo. Nem precisava dizer. Seus textos mostram."
SÍRIO POSSENTI (Campinas, SP)

Aposentados
"Uma vergonha nacional! É a única classificação que se pode dar ao índice de reajuste das aposentadorias e pensões do INSS: 6,22%. Nem sequer será paga a inflação integral de 2008, que é de 6,48%. Enquanto isso, o salário mínimo sobe 12,05%, porque esta é a base das inúmeras bolsas-esmola que são distribuídas pelo governo para garantir seu curral eleitoral. Ao mesmo tempo, o Executivo manobra para que a Câmara dos Deputados não aprove, como já fez o Senado, o projeto PL58/03, do senador Paulo Paim (PT), que recompõe todas as perdas salariais dos aposentados desde que o nefasto fator previdenciário foi implantado. E a Câmara se abaixa, subserviente, ao Executivo. Esse é o fantástico governo que nós temos!"
NINA GRAÇA DE OLIVEIRA CARDOSO (Londrina, PR)

Renascer
"É inacreditável que, dois anos atrás, a bancada evangélica, com apenas 15% dos vereadores de São Paulo, tenha conseguido impedir a CPI do Licenciamento, que investigava os templos evangélicos. Que poder de barganha, hein? Agora o teto caiu, nove pessoas estão mortas e mais de 50, feridas. Pena que não tenha atingido nenhum dos "nobres parlamentares". Se o inferno existe, tomara que Satã reserve-lhes os lugares mais quentes."
HELENA MARIA DE SOUZA (Rio de Janeiro, RJ)

Janio
"Em seu ultimo artigo, em 20/1, Janio de Freitas me devolve o prazer da leitura, com seu modo peculiar e inteligente de escrever. O fez como nos velhos tempos, escrevendo com a clareza e oportunidade habituais, deixando de lado o rancor, de motivos nunca explicados, com o presidente Lula. Também o José Simão nos traz uma pérola em sua coluna, ao dizer que a Flora da novela vai sair da cadeia com um habeas corpus do ministro Gilmar Mendes. Acredito que, até sua aposentadoria, o legado desse cidadão ao Brasil será acabar de vez com a superlotação em nossos presídios."
LAERTE FERRAZ (Joinville, SC)

Advogados
"Tenho de manifestar minha discordância em relação à reportagem sobre a Carteira de Previdência dos Advogados (Brasil, 13/1). Em primeiro lugar, os advogados contribuem amparados na lei 10.394/70. São mais de 30.000 profissionais que arcam com esta previdência, seja este o modelo correto ou não. Em segundo lugar, a matéria trata do assunto de maneira simplista e deixa de analisar as consequências que a extinção dessa carteira acarretaria para esses profissionais. As pessoas não podem ser prejudicadas, mesmo que o modo de administração da carteira não seja o mais adequado. Não se pode simplesmente extinguir tudo, uma vez que há pessoas que têm a expectativa de contar com essa aposentadoria. O próprio INSS, que é e será deficitário, será extinto também?"
CRISTIANE DE SOUZA ALAMPI (São Paulo, SP)

Alckmin
"Política é a arte de tapear os menos avisados para que os espertos sobrevivam. O sr. Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo, candidato derrotado à Presidência e adversário político declarado do governador José Serra. Tentou e perdeu as eleições para a Prefeitura de São Paulo, prova de que sua densidade política não é lá essas coisas. Chegou ao governo de São Paulo por força das circunstâncias, devido à morte de Mário Covas. Agora Sua Senhoria se apequena (termo adorado pelos tucanos) e aceita ocupar uma secretaria no governo de seu rival. Enquanto o Brasil sofre pela falta de estadistas, os políticos de plantão vão se acomodando como podem nas entranhas do poder."
JAYME DE ALMEIDA ROCHA NETTO (Campinas, SP)

Crise
"Para enfrentar a crise é preciso cortar a taxa de juros. Todos concordamos, e esperamos que o Banco Central também. Mas a Petrobras também poderia dar a sua contribuição, reduzindo o preço dos combustíveis. Com a redução, a inflação cairia, e a taxa de juros poderia sofrer um corte maior."
VITOR RIBEIRO (São Paulo, SP)

Democratas
"O senador Marco Maciel, meio século de vida pública, nos dá lições de democracia em seu artigo de 21/1 na pág. A3. Permita o mestre lembrá-lo de um dado essencial na defesa da liberdade: resistir àqueles que a afrontam. Em 1964, o senador aderiu de imediato ao golpe militar e tornou-se homem de confiança do regime. Foi governador biônico de Pernambuco, presidente da Câmara etc. Hoje é um democrata -como se intitulam todos os que pertencem ao DEMOCRATAS, independentemente de seu passado."
ANTONIO CARLOS GUEDES CHAVES (Campinas, SP)

Kassab
"Não tenho visto o nome do prefeito Gilberto Kassab nas matérias sobre o desabamento da Igreja Renascer, como via o do presidente Lula quando o avião da TAM caiu em São Paulo. Curioso, não é?"
ARI DEL CLARO (São Paulo, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Fernando Cotait Maluf: Câncer de próstata: nem sempre temível?

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.